Clube da Melhor Idade desenvolve ações de saúde com idosos de Oeiras

Clube da Melhor Idade desenvolve ações de saúde com idosos de Oeiras

O trabalho engloba o bem estar físico e metal da terceira idade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atividade física, realizada com regularidade, é uma das principais bases para a manutenção da saúde, em qualquer idade. Ela se torna ainda mais importante para os idosos. Isto porque quando envelhece, o corpo humano sofre algumas transformações como: perda da força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. Todas estas alterações fazem parte do processo natural do envelhecimento, mas podem ser amenizadas através da prática regular da atividade física. 

Pensando no bem estar dos idosos de Oeiras, o prefeito Lukano Sá tem investido na manutenção e intensificação das atividades do Clube da Melhor Idade (CMI) da cidade, que desenvolve um trabalho amplo de acompanhamento com os idosos Oeirenses. As ações vão desde o oferecimento de atividades físicas diversas até a realização de oficinas para melhorar a autoestima dos idosos, tudo oferecido de forma totalmente gratuita.

O trabalho engloba o bem estar físico e metal da terceira idade. Na área dos serviços voltados para a saúde física estão sendo realizadas atividades diversas como caminhada; hidroginástica; fisioterapia; além da realização de visitas docilizares e a realização de exames com testes de glicemia capilar; verificação da pressão arterial; encaminhamentos e realizações de cirurgias de catarata; e a campanha de vacinação contra a gripe (parceria com a Secretaria Municipal de Saúde); dentre outras.

O CMI também realiza ações preventivas como palestras sobre o câncer de mama e do colo do útero; realização de exames com coleta de material (Papa Nicolau); como também o Projeto de Pesquisa sobre os Direitos da Pessoa Idosa, englobando as palestras sobre passe livre e carteira do idoso.

Na área dos serviços voltados para a saúde mental dos idosos, estão sendo organizadas palestras educativas sobre autoestima (junto com CRAS I e CRAS II), além da realização de dinâmicas e oficinas. Entre elas estão: leitura de textos e mensagens; beleza; confecção de quadros com colagem de flores; confecção das flores e outros adereços.

O trabalho ainda conta com o apoio das ações desenvolvidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que também desenvolve atividades com a melhor idade da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES