Conheça o Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Oeiras (SAEMO)

A finalidade do exame é diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Estudantes participam de exame do Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Oeiras (SAEMO) | Ascom/PMO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A qualidade, ao ser estabelecida, remete à tarefa de avaliar. Sabendo disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolveu um mecanismo para avaliar, periodicamente, as competências e habilidades, em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos e alunas da rede municipal de ensino: o SAEMO – Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Oeiras.

A finalidade do exame, que este ano foi realizado entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro, é diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias e políticas educacionais de intervenção na rede municipal de ensino.

Esse conjunto de dados coletados a cada avaliação identifica o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem, oferecendo aos professores, dirigentes escolares e gestores um panorama da situação da rede de ensino e parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria das políticas educacionais no município de Oeiras. Assim, eles decidem melhor quais rumos podem tomar em suas escolas e salas de aula para a garantia de uma aprendizagem mais significativa aos estudantes.

A avaliação é realizada anualmente e envolve todas as escolas da rede municipal de ensino, localizadas nas zonas urbana e rural de Oeiras, possibilitando a construção de um indicador de qualidade sobre as habilidades em leitura, escrita e conhecimentos matemáticos de cada aluno, tendo como orientação as matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Além disso, o SAEMO familiariza e prepara os estudantes para provas oficiais, se consolidando como política pública educacional de inovação e aperfeiçoamento da Educação Municipal de Oeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES