Delegação de Oeiras-PI participa de encontro literário em Oeiras-Portugal

Travessia das Letras: Delegação de Oeiras-Piauí participa de encontro cultural e literário em Portugal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma delegação de Oeiras-Piauí desembarcou nesta terça-feira, 17, em Oeiras de Portugal, onde participa da Travessia das Letras - Festa Infantojuvenil da Língua Portuguesa, que se estenderá até o dia 22 de maio.

O convite para participar do encontro partiu dos portugueses e está inserido no contexto das celebrações pelos 200 anos de Independência do Brasil. A delegação oeirense desembarca em Portugal levando na bagagem o reconhecimento da UNESCO nas boas práticas educacionais, instrumentos musicais e a expertise de como educar com arte.

Na cidade-irmã, os oeirenses de cá participam de uma intensa programação que fomenta a troca de saberes e vivências com os oeirenses de lá. As duas Oeiras (Brasil e Portugal) são cidades geminadas desde 1988. A Travessia das Letras é um projeto de intercâmbio de cultura, conhecimento e amizade entre brasileiros e portugueses.

Recepção na sede do governo de Oeiras-Portugal

Nesta quarta-feira, 18, a delegação de Oeiras-Piauí foi recebida pelo senhor Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras-Portugal, que no país europeu é um órgão do Poder Executivo, equivalente às prefeituras municipais no Brasil.

O encontro aconteceu no Palácio do Marquês de Pombal, sede do governo municipal de Oeiras-Portugal, e foi uma cortesia de boas vindas do Poder Executivo local aos oeirenses do Piauí.

Na oportunidade, nossa secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, entregou ao vice-presidente um exemplar do livro “Boas práticas de gestão em educação municipal: o caso de Oeiras, Piauí”, lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em reconhecimento ao trabalho realizado no nosso município para desenvolvimento das políticas públicas necessárias para fortalecer a Educação.

Oeirenses na Travessia das Letras

Dentro da programação da Travessia das Letras, o professor Cícero Sobrinho, diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, participa nesta quinta-feira, 19, de um debate sobre promoção da leitura com o escritor Daniel Munduruku e profissionais portugueses ligados à rede de bibliotecas no país.

No sábado, 21, o historiador Júnior Vianna e a coordenadora de Cultura e Arte da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Kariny Santos, ministram a oficina Arte e Literatura de Oeiras: A Cidade Vogal do Piauí. No mesmo dia, a secretária Tiana Tapety debate com os jornalistas e gestores portugueses a formação de novos leitores.

Encerrando a programação, no domingo, 22, tem a apresentação dos bandolinistas dos Núcleos de Cultura da rede municipal de ensino de Oeiras-Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES