Dia da Consciência Negra é marcada por eventos em Oeiras

Dia da Consciência Negra é marcada por eventos em Oeiras

Comunidade quilombola Canto Fazenda Frade recebeu ações de homenagem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras, através da parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, realizou na última sexta-feira (20), na comunidade Canto Fazenda Frade, atividades que marcaram o encerramento do projeto Consciência Negra.

A comunidade Canto Fazenda Frade é historicamente marcada pela presença de afrodescendentes, o que a faz ser reconhecida como comunidade quilombola. Para a realização do projeto, o diretor da Escola Municipal Francisco Oliveira contou com o apoio dos colaboradores e funcionários do CRAS I e de moradores da comunidade.

Na ocasião a coordenadora da equipe do CRAS I, Jacqueline Sousa, falou sobre a importância da conscientização do negro quanto aos seus direitos e sobre a valorização da cultura quilombola.

Entre inúmeras apresentações, houveram declamação de poemas que anteriormente já tinham sido expostos durante a FLOR (Feira Literária de Oeiras). Para dinamizar ainda mais o evento, a psicóloga Hérica Melo e a assistente social Paula Flaviula exibiram o filme “ Xadrez das Cores” e posteriormente foi realizada um discursão a respeito do mesmo, estimulando o senso crítico das crianças.

O evento contou ainda com a apresentação do grupo de “Batuque de Lata”, da comunidade Canto Fazenda Frade, sob o comando do professor de música Neto Chaves e das orientadoras sociais Neta e Francisca.

Com essas ações a gestão do Prefeito Lukano Sá busca estimular a autoestima da população, ao tempo que contribui para a valorização da cultura afrodescendente e suas mais diversas manifestações.

Compartilhar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES