Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Dia do Piauí: Casa da pólvora, o museu mais antigo do estado

Dia do Piauí: Casa da pólvora, o museu mais antigo do estado
Casa da pólvora, o museu mais antigo do estado | Emanuel Vital
Compartilhe

A Casa da Pólvora é uma construção de uma única sala, de pedras toscas e ajuntadas com argamassa de barro e representa o grande momento militar do Piauí. ?Construção datada do início do século XIX para abrigar a fábrica de pólvora, edificada sobre um único lajedo, às margens do riacho Pouca Vergonha é o marco da emancipação do Piauí, durante as lutas pela independência.? Foi na festa de Sana Luzia, 13 de dezembro de 1822, ao meio dia. Um grupo de patriotas mascarados assaltou de chibatas a guarda da casa, bastião militar do governo legal.

O assalto serviu para mostrar à junta de governo a debilidade defensiva da capital, sem a presença do comandante das armas de então, Fidié, que se encontrava em Parnaíba para sufocar manifestações emancipacionistas e inscrever nas páginas de nossa história como ?Episódio das Chibatadas?. (Dagoberto de Carvalho Jr. em Passeio a Oeiras).



Uma das vias de acesso passa obrigatoriamente pelo Pé de Jesus, uma estranha marca de um pé esquerdo gravada sobre um dos lajedos, ao lado de um monte de pedras que sepultam o pé do diabo. Dizem os moradores que a mesma mão que acende uma vela a Jesus deve jogar uma pedra sobre o diabo, daí o monte que não pára de crescer.

Em 1978, por iniciativa do Instituto Histórico de Oeiras, a Casa da Pólvora serviu do incipiente ?Museu da Independência?, com um acervo de peças pertencentes a particulares. O referido memorial foi em pouco tempo extinto por falta de estruturação.

A casa da Pólvora é tida por muitos escritores piauienses como o primeiro museu do Piauí, onde eram guardadas armas que utilizavam pólvora.






Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar