Eclipse solar anular é alvo de estudos da Educação Municipal em Oeiras

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através dos Institutos Federais do Piauí e Maranhão, organizou uma programação para acompanhar o fenômeno.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os olhares se voltaram para o céu no último sábado, 14, em várias partes do mundo para assistir ao eclipse solar anular. Inserida no percurso da faixa central da penumbra provocada pelo encontro dos astros, Oeiras foi apontada como uma das cidades mais privilegiadas para observação do fenômeno, no Brasil.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através dos Institutos Federais do Piauí e Maranhão, organizou uma programação envolvendo estudantes e professores para observação do eclipse. No Solar das Doze Janelas, aconteceram as apresentações de trabalhos dos estudantes e bate-papos com professores, entre outras atividades. Na Praça das Vitórias, foram realizadas apresentações culturais e a observação do fenômeno que, apesar do céu nublado pôde ser apreciado no fim da tarde.

A astronomia é uma dos componentes do currículo municipal de ensino de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, permitindo que os estudantes desenvolvam conhecimento sobre o movimento dos corpos celestes muito cedo, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.

O fomento do interesse dos alunos pela astronomia, astronáutica e ciências afins tem reflexos reais na Educação Municipal, que coleciona milhares de medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia a Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog). Atualmente, a rede municipal de ensino possui 3.630 medalhas, sendo 235 conquistadas apenas este ano.

O eclipse

O eclipse do Sol ocorre quando a Lua em sua fase nova se coloca entre o Sol e a Terra, projetando sua sombra e/ou penumbra na superfície terrestre. O eclipse anular acontece quando a Lua não é capaz de cobrir totalmente o Sol mesmo quando está diretamente entre ele e a Terra – nestes casos, o Sol forma um "anel dourado" ou ao redor da Lua no momento máximo do eclipse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES