Escola de Tempo Integral: uma alternativa a educação do Piauí.

Escola de Tempo Integral: uma alternativa a educação do Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A educação piauiense tem passado por vários percalços ao longo do tempo, difícil até de acreditar que um dia essa pudesse trilhar um caminho diferente e promissor. Apesar dos contratempos, um fato novo pôde ser notado nos últimos dois anos na educação estadual, o ensino em tempo integral, que em pouco tempo tem mostrado resultados surpreendentes.

As escolas em Tempo Integral, hoje, uma realidade no estado foram implantadas pela Secretaria de Estado da Educação em 2009. A idéia foi trazida da cidade pernambucana de Timbaúba que tem uma escola de Tempo Integral que serviu de modelo para a viabilização do ensino integral no Piauí já que o Pernambuco é um dos pioneiros neste ensino no País.

O Piauí conta hoje, com 19 escolas na modalidade integral, funcionando em 11 municípios. São nove escolas em Teresina, além das escolas nos municípios de Guaribas, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Oeiras, Regeneração, Bom Jesus, Campo Maior, Uruçuí e Corrente.

Um exemplo do grande diferencial que esse modelo de ensino tem causado a educação piauiense será aqui evidenciado nos resultados que o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá da cidade de Oeiras tem alcançado. A escola há quase três anos na modalidade integral já se transformou em centro de referência educacional a estudantes do Centro-Sul do Estado do Piauí.

(Estudantes assistem aulas do Centro Integral Pedro Sá, Oeiras)

UMA EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Na Região do Vale do Canindé, estudantes de mais de 10 municípios encontraram no Centro Integral de Oeiras, uma excelente oportunidade para aprimorar o seu conhecimento. Muitos destes alunos são de cidades vizinhas, como: Campinas do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Floresta do Piauí, São Miguel do Fidalgo, Santa Rosa do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Socorro do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Simplício Mendes, São João da Varjota, Tanque do Piauí e Cristino Castro.

A experiência escolar consiste na permanência do aluno na escola num período maior do que em unidades do currículo comum. Os estudantes chegam à escola as sete e vinte da manhã, e só a deixa, ás cinco horas da tarde, depois de passarem quase dez horas na escola e assistirem a nove aulas diárias.

As aulas variam entre teóricas e de laboratório (informática e ciências), aulas de estudos (período de rever conteúdos ministrados) e atividades físicas. Os estudantes também fazem três refeições na instituição de ensino. É servido um lanche pela manhã, o almoço ao meio dia e mais um lanche ás três da tarde.

Uma prova de que o estudo integral é desafiador e rompe fronteiras está na história de vida da jovem, Bianca Gonçalves. Ela, uma moça de 16 anos, conta que para estudar numa escola integral foi muito complicado. Primeiro por que na sua cidade não existe a modalidade, e, ela teria que deixar a família, fato nunca pensado pela jovem antes. Segundo pela distancia de 413 km entre sua terra natal, Cristino Castro, e a cidade de Oeiras, sede do Centro de Tempo Integral mais próximo.

Mesmo assim, a estudante disse que pensou, deixou as dificuldades de lado e foi em busca de vencer os desafios. No relato, Bianca falou que da sua cidade para Oeiras são nove horas viajando em ônibus numa estrada mal conservada e que em certos trechos a velocidade é bruscamente reduzida para 20 ou 30 km (acha), e o veículo é conduzido só em primeira e segunda marcha em boa parte do percurso.

?Tudo isso vejo que é válido. Hoje sinto saudades de casa, mais já consigo contornar. No inicio chorei muito. Agora, sou encantada com a escola e com a forma de ensino que a mesma oferece. É tudo muito diferente do ensino de Cristino Castro. Sinto que estou cada vez mais preparada para o futuro e para prestar o vestibular no ano que vem nos cursos de radiologia e fisioterapia. O Cemti é sim uma escola diferenciada?, falou emocionada.

(Bianca viaja mais de 400 km para estudar em um CEMTI)

UM MODELO DE ENSINO DIFERENCIADO

Muito mais do que aulas é a forma como o projeto trata o adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência, de preparação para os concursos vestibulares e a vida em sociedade.

A interdisciplinaridade tem facilitado muito a dinâmica educacional levando aos estudantes um conteúdo diverso. Este conteúdo multidisciplinar é aplicado como uma experiência que tem se mostrado eficiente no desenvolver do educando. Os vários projetos que o Cemti Pedro Sá desenvolve no decorrer do ano letivo, um total de15, têm evidenciado o funcionamento pleno dessa ferramenta educacional.

Para exemplificar, o projeto ?Conhecer e Viver?, um projeto de pesquisa que leva anualmente mais de cem estudantes a conhecer as principais cidades turísticas do estado do Piauí. O objetivo é mostrar o contexto histórico e geográfico de vários municípios do Piauí. Cidades como: Teresina, Campo Maior, Piracuruca, Luis Correia e Parnaíba. Em cada um desses municípios piauiense, o projeto do CEMTI Pedro Sá, tem um objetivo especifico a ser atingido.

Em Teresina, é estudado o Parque Ambiental encontro dos Rios. Em Campo Maior, os alunos visitaram o monumento aos heróis da Batalha do Jenipapo e o museu do couro. Em Piripirí, o grupo faz estudo no Parque Nacional Sete Cidades. Em Parnaíba, a excursão visita o Porto das barcas, a praia da pedra do Sal, a usina eólica do Piauí. Em Luiz Correia o grupo faz passeio na Praia de Atalaia e se encanta com as dunas da Lagoa do Portinho.

Para o professor idealizador do projeto ?Conhecer e Viver?, Reginaldo Brandão, um projeto desta natureza é uma oportunidade dos alunos deixarem a sala de aula e contemplar a teoria com a prática. ?O mais importante de todo o projeto é poder perceber na face de cada aluno o quanto ele se sente importante dentro deste contexto onde ele aluno passa a conhecer suas raízes e sua cultura. Assim, eles têm uma visão inovadora sobre o nosso estado, bem como conhecer os enormes potenciais que o Piauí possui dentro do Brasil?; salienta o educador.

(Estudantes participam de projeto turístico em cidades do Piauí)

UMA EDUCAÇÃO QUE MOSTRA RESULTADOS

Em apenas três anos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, já são vários os resultados obtidos, o que comprova avanços reais quando alunos estudam em uma escola integral. Os feitos estão nas aprovações em vestibulares e concursos, bem como ascensão da qualidade do ensino conferida pelos exames nacionais de diagnóstico da qualidade da educação como Ideb e Enem.

Em 2009 a escola passou a oferecer o ensino integral, e já colheu resultados da experiência piloto. O Cemti foi a escola que obteve o maior número de aprovação no concurso vestibular da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em 2010 em Oeiras. A escola teve 17 aprovados no seu primeiro vestibular, nos mais variados cursos e de grande concorrência como: direito, administração, zootecnia e sistema de informação.

No segundo ano de CEMTI, 2010, a escola Pedro Sá, mostrou um resultado ainda melhor do que o ano anterior. De um total de 90 inscritos no vestibular, a escola quase que obteve 100% de aprovação. Foram 85 aprovações em diversos cursos e instituições públicas: Universidade Estadual (UESPI) e Federal do Piauí (UFPI).

O Tempo Integral Desembargador Pedro Sá havia obtido a melhor média no Enem em Oeiras no ano, 2009, com 490,89 pontos. Em 2010, a escola foi novamente a melhor de Oeiras no exame, e a sétima colocada em todo o estado do Piauí. O Cemti apresentou números melhores que os do ano anterior. A nota subiu de 490,89 em, 2009, para 537,35 em, 2010,. Os alunos também melhoraram a desempenho na quantidade de provas aplicadas. Das quatro provas aplicadas, os alunos obtiveram a melhor média em todas, uma a mais que no exame anterior.

Um comparativo entre a colocação da escola Pedro Sá em três anos na modalidade tempo integral mostra que a mesma avançou muito. Para se ter uma idéia, no Enem 2008, esta unidade de ensino que ainda não trabalhava na modalidade de tempo Integral era apenas a 47ª colocada entre as escolas estaduais. Três anos depois, a escola melhorou sua colocação e ficou em 7º sétimo lugar no estado. Sendo assim, observou-se um crescimento de 40 posições nesse período.

UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO A SER SEGUIDO

A estudante da segunda série do ensino médio, Garbetânia Lúcia, diz ter conhecido o Cemti Pedro Sá por meio de vizinhos seus que estudavam na escola. Garbetânia é natural de Campinas do Piauí, e a dois anos estuda no Cemti. Ela é uma viúva de 34 anos e mãe de Arthur (5), ela conta que não pensou muito em deixar a sua cidade natal para morar e estudar em Oeiras.

A estudante afirma que quando soube que a escola era integral, logo imaginou no diferencial que o ensino iria lhe proporcionar. ?Há 19 anos sem estudar, eu percebi que certamente deveria escolher uma escola de melhor qualidade ainda por cima pública. Meu desejo é adquirir o máximo de conhecimento e prestar vestibular em uma universidade pública para cursar engenharia ou trabalhar em uma plataforma de petróleo da PETROBRAS?; comentou.

(Garbetânia voltou a estudar depois de 19 anos)

?Hoje eu sou apaixonada pela escola e defendo-a como sendo minha casa, minha bandeira. Os professores se esforçam o máximo para ensinar. Os funcionários, desde o mais simples até a diretora vestem uma camisa só, a educação, é um grupo que faz a diferença por que tem qualidade. Foi difícil ter que deixar meu filho menor em Campinas, mas tive que fazer esse sacrifício. Um tempo sem o meu filho, Athur, é necessário para eu poder me fortalecer no conhecimento e crescer financeiramente hoje para oferecer um futuro promissor para o garoto?, falou a mãe emocionada.

Portanto, se a educação é a principal ferramenta para a emancipação de um povo, a educação em tempo integral é o caminho para se chagar até ela. Os números positivos e as histórias de superação relatadas mostram que a Educação Integral é a certeza de um sistema que veio para ficar. Somado a tudo isso, estão: educadores bem preparados, um currículo diferenciado, espaço físico adequado, aulas de laboratório, biblioteca e uma gestão democrática, tornam o ensino em Tempo Integral num modelo educacional de qualidade e excelência para o estado e afirmando a educação como o caminho a ser seguido pelos piauienses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES