Escolas municipais de Oeiras participam da Jornada de Educação Alimentar

Sete escolas municipais de Oeiras estão participando da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sete escolas municipais de Oeiras estão participando da 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade a iniciativas já desenvolvidas nas escolas públicas do município.

O tema norteador da jornada é a promoção da alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar. Participam da iniciativa as escolas municipais: Agrotécnica, Balduíno Barbosa de Deus, Benedito Sá (Canto Fazenda Frade), Contentamento, Juarez Tapety, Mãe Tança e Visconde da Parnaíba.

Entre as atividades realizadas pelas escolas estão: visita dos alunos da Escola Juarez Tapety ao Mercado Municipal Dona Lili para aprendizagem sobre alimentos in natura; oficina de culinária na Casa da Merenda, com estudantes das escolas Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba, para confecção de alimentos à base de caju e frutas típicas da região e palestra na escola Agrotécnica sobre agricultura familiar e geração de renda, ministrada pelo secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa.

“Foi um momento oportuno e rico em que se trabalhou as categorias de processamento dos alimentos in natura ou minimamente processados, processados e ultraprocessados, conforme preconizado no Guia Alimentar para a População Brasileira”, destaca a professora Ceiça Martins sobre a visita ao Mercado Municipal.

O secretário Edelto Sousa destaca a troca de experiências com os alunos durante a jornada. “Trabalhamos para movimentar a economia do produtor rural, dos agricultores familiares, gerando renda, promovendo saúde, contribuindo com o aprendizado dos nossos alunos ao tempo em que sensibilizamos toda a comunidade sobre a necessidade de trabalharmos mantendo o respeito e o cuidado com o meio ambiente. A escola forma cidadãos e nós fazemos parte desse processo fornecendo produtos de qualidade e com responsabilidade social”, argumenta.

Além disso, os estudantes da escola Visconde da Parnaíba receberam da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente mudas de plantas frutíferas e nativas da região e conheceram a produção da agricultura familiar oeirense na localidade Riachuelo, zona rural do município. As ações contam com a participação e acompanhamento de professores e nutricionistas da rede municipal de ensino.

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional valoriza a cultura alimentar regional e amplia o debate sobre a importância de uma alimentação escolar saudável e sustentável. “Na Escola Municipal Agrotécnica temos a Horta Escolar, espaço estratégico que utilizamos para trabalhar temáticas como a agroecologia, educação ambiental, cultura alimentar, sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de utilizarmos no dia a dia da nossa alimentação escolar”, diz o diretor Joanã Barbosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES