Estátua do Cônego Antônio Cardoso é recolocada em Oeiras

Estátua do Cônego Antônio Cardoso é recolocada em Oeiras

Havia sido retirada para a revitalização do Centro Histórico da cidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por iniciativa do Instituto Histórico de Oeiras (IHO) e com o apoio da Prefeitura Municipal e da Diocese de Oeiras, foi reinstalada no centro histórico da cidade a estátua do Cônego Antônio Cardoso de Vasconcelos, ex-vigário e um dos responsáveis pela instalação da Diocese de Oeiras.

O evento ocorreu junto à programação dos 70 anos do Jubileu Diocesano e contou com a presença do Prefeito de Oeiras, Lukano Sá; da vice-presidente do IHO, Maria do Espírito Santo Rêgo; das autoridades religiosas Juarez Sousa, bispo diocesano de Oeira; Dom Augusto Rocha, bispo emérito de Floriano; Dom Jacinto, arcebispo de Teresina; Dom Plínio, bispo de Picos; Pe. João Francisco dos Santos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória; e dos Secretário Municipais de Cultura, Stefano Ferreira; Obras, Luis Costa; e o Chefe de Gabinete, Raimundo Cassiano.

No final da década de 1970, a estátua do Cônego Cardoso foi projetada no Largo da Matriz, durante a gestão do então prefeito Waldermar Freitas. Todavia, foi retirada no limiar deste século em virtude da revitalização de parte do centro histórico.

O retorno da estátua foi uma iniciativa das irmãs Maria Socorro Rêgo e Maria do Espírito Santo Rêgo, e com curadoria da presidente do IHO, Rita de Cássia Neiva Santos Gama. Para o Prefeito Lukano Sá, o retorno da imagem à paisagem histórica da cidade é algo muito memorável e, sobretudo, um reconhecimento para com quem tanto contribuiu para o engrandecimento do município.

“Vivenciamos uma tarde memorável em que se encerram as comemorações do jubileu de 70 anos da diocese de Oeiras, e recolocamos, em parceria com o Instituto Histórico de Oeiras e a diocese de Oeiras, a estátua de uma das figuras mais importantes nessa caminhada da igreja nestes sertões de dentro: o Cônego Antônio Cardoso de Vasconcelos. Entendemos que a preservação da memória é essencial para a manutenção de nossa identidade cultural, e por isso mesmo apoiamos toda e qualquer ação que tem por objetivo salvaguardar nossa história. Por tudo isso, parabenizamos o IHO pela motivação, bem como a diocese de Oeiras, por todos esses anos de caminhada e missão”, destacou Lukano Sá.

O Cônego Antônio Cardoso de Vasconcelos era natural do hoje município São Miguel do Tapuio, antigo povoado de Castelo do Piauí. Pároco de Oeiras por quase 20 anos, foi o principal responsável pela criação da diocese, intento conseguido em 1944, sob o papado de Pio XII. Deixou a paróquia em 1951, indo residir em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES