Estudantes de Oeiras participam do 8° Encontro do Hotel de Hilbert no RN

O Encontro do Hotel de Hilbert é o maior evento de matemática do Brasil.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois frutos da Educação Municipal de Oeiras e medalhistas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) participaram, entre os dias 24 e 27 de julho, do 8° Encontro do Hotel de Hilbert, em Natal (RN).

Os campeões Igor Gabriel e Maria Gabriella representaram Oeiras e o Estado do Piauí no evento, que é considerado o maior encontro de matemática do Brasil e reuniu 160 estudantes de todo o país para uma imersão no mundo da matemática, com uma programação com aulas, palestras, minicursos, oficinas, desafios, gincanas, jogos e recreação.

A ação é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Os participantes foram selecionados com base no desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica (PIC) Júnior, destinado aos premiados da OBMEP.

O Hotel de Hilbert

O evento é uma analogia ao paradoxo do infinito, apresentado pelo o matemático alemão David Hilbert, em 1925. Nele, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto número N pula para o quarto N+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES