Evento marca abertura do ano letivo na rede municipal de Oeiras

Evento marca abertura do ano letivo na rede municipal de Oeiras

Cerca de 300 professores marcaram presença na reunião | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou no último sábado (21) a abertura oficial do ano letivo da rede municipal de ensino. O evento foi realizado no Parque de Lazer e Eventos Aldenora Nunes, que compõem o complexo turístico do SESC-Oeiras. Na ocasião um grande número de professores e servidores da educação assistiram a apresentações culturais e a palestra do professor Cineas Santos.

Embora as aulas tenham iniciado desde o dia 4 de fevereiro, o evento que marca o início do ano letivo foi adiado em virtude da posse dos novos professores efetivos, momento oportuno para a integração destes novos profissionais. Cerca de 300 professores marcaram presença na reunião, que foi aberta com a entoação dos Hinos de Oeiras e do Piauí, cantados por Karine Santos.

Em seguida ocorreu à apresentação dos Congos de Oeiras, manifestação cultural da cidade que representa basicamente a atividade de uma corte africana, que recebe a visita de um embaixador de outro país. O rei conta com a ajuda do seu ordenança e do secretário para convencer o visitante a louvar a Virgem do Rosário e a fé do seu povo.

O ponto alto do evento foi à palestra proferida pelo professor Cineás Santos, que num primeiro momento falou sobre os direitos dos professores e das dificuldades de se fazer educação no Brasil. A importância da leitura foi a grande tônica da palestra, onde o professor falou ainda da sua intimidade com a língua portuguesa desde os tempos que morava no sul do Piauí.

“Não compreendo como no Brasil existem pessoas que se dão o direito de jogar livro e merenda no lixo. É preciso repensar a educação no nosso país, e acima de tudo, é preciso saber para quem estamos ensinando. Diante dessa realidade é necessário que tenhamos competência e criatividade para ensinar. O livro não faz parte do ‘cardápio’ dos brasileiros, foi um grande erro histórico, ele chegou tarde demais em nosso país, porém é preciso alimentar os nossos alunos com livros”, destacou Cineas Santos.

A Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, também se pronunciou no evento e falou dos subsídios que a Prefeitura de Oeiras vem dando para o incentivo à leitura no município, citando a realização da já consolida Feira do Livro de Oeiras (FLOR). Na ocasião a secretária também desejou boas vindas aos servidores da educação.

O evento foi concluído com a entrega do troféu “Campeões da Educação”, comenda criada pela SEMED para homenagear escolas, professores e gestões que se destacaram no ano de 2014 no fazer educação. Segundo Tiana Tapety, este prêmio é uma forma de reconhecer o empenho de cada profissional, além de estimular que os demais possa também chegar ao nível dos homenageados, demanda que faz parte das ações de planejamento, capacitação e avaliação seguidas na gestão do prefeito Lukano Sá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES