Feira Literária de Oeiras leva educação, leitura e cultura às crianças

Feira Literária de Oeiras leva educação, leitura e cultura às crianças

Evento aconteceu juntamente com o X Festival de Cultura e homenageou Maurício de Sousa | Reginaldo Rodrigues de Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O universo mágico da leitura, somado à dança, à música e à alegria de milhares de crianças, deu a tônica da terceira edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR. O evento correu na Praça das Vitórias nos dias 13 e 14 de novembro, juntamente com o X Festival de Cultura, e arregimentou mais de 15 mil pessoas.

Dividida em seis espaços temáticos, a FLOR fez homenagens ao cartunista e escritor Maurício de Sousa, que foi representado no evento pelo seu assessor de comunicação, José Alberto Lovetro, que proferiu palestra para professores e amantes da literatura.

Por todos os lados viam-se livros e crianças mergulhadas na leitura, fascinadas pelo espaço. Outras atividades lúdicas também foram realizadas, como pintura corporal e contação de histórias, além do lançamento de livros e a instigante gibiteca, grande sessão do evento.

Umas das inovações do evento foram as rodas de conversas, onde nos dois dias diversos temas foram abordados como: Álcool e Drogas; Namoro e Sexualidade; Ecologia e Meio Ambiente; e Rede Sociais (público e privado).

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, a FLOR é um evento completo, onde professores e alunos começam a se preparar para o início do ano letivo. “Oeiras tem a missão de educar para a leitura, e a FLOR é um estímulo. É maravilhoso ver crianças e adolescentes absorvidos pela magia dos livros. Esse evento é resultado da dedicação, da responsabilidade por se propor uma educação de qualidade e o fomento a leitura desde a base”, destacou Tiana Tapety.

Uma das principais propostas da FLOR este ano foi o resgate das manifestações culturais da cidade, fazendo com que crianças reproduzissem algumas apresentações artísticas de cunho popular que vem se perdendo com o tempo. Essa ação vem sendo desenvolvida por escolas da rede municipal de Oeiras, a exemplo do colégio Francisco Quirino, que tem se destacado com a apresentação dos Congos-mirins, e a escola Franscisquinha Martins com o reisado.

Com essas ações, as crianças de cada bairro vão se familiarizando com tradições inerentes do seu meio. O evento congrega um conjunto de atividades de incentivo à leitura, trabalhadas ao longo de todo o ano em escolas da rede municipal. “Temos aqui várias atividades, a principal de todas é a leitura, processo que a gente precisa implantar dentro das escolas, usando tudo que a gente pode, e a praça é uma das metodologias que a gente usa para incentivar a leitura no nosso município”, argumenta a secretária de Educação.

Para dar ainda mais dinamicidade ao evento, foram criados espaços de pintura corporal, o que atraiu uma grande quantidade de crianças. Outro espaço que foi apropriado pela FLOR foi o Cine Teatro Oeiras, onde foram apresentados dez espetáculos teatrais, sendo na sua maior parte de alunos da rede municipal de ensino.

“A escolas municipais de Oeiras estão de parabéns. O projeto de leitura “Aprendendo com Maurício de Sousa” mostra que é possível se fazer educação de maneira equânime. Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade”, pontuou Tiana Tapety.

Fotos: Reginaldo Rodrigues de Oliveira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES