Governador assina ordem de serviço para implantação de campos do IFPI em Oeiras

Governador assina ordem de serviço para implantação de campos do IFPI em Oeiras

Governador garante campos do IFPI para Oeiras | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wilson Martins participou, na tarde desta sexta-feira (15), no salão de reuniões da Prefeitura de Oeiras, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a implantação de uma unidade do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na cidade. A nova escola, que deverá oferecer cursos de nível técnico e superior, funcionará a partir de abril do próximo ano.

Segundo o reitor do IFPI no Piauí, professor Francisco das Chagas Santana, já são 11 escolas técnicas funcionando no Estado e até o próximo mês serão assinadas mais duas ordens de serviço, autorizando a construção dos estabelecimentos de São João do Piauí e Pedro II. ?A nossa meta é conseguir nos próximos anos mais dez ou quinze escolas para o Piauí?, revela o reitor.

Francisco Santana adiantou que as obras do IFPI em Oeiras serão iniciadas imediatamente e que a construtora vencedora da licitação pública tem um prazo de onze meses para conclusão. Quando estiver funcionando, a escola irá atender 1,8 mil alunos da região e oferecerá 110 vagas para professores e funcionários administrativos. O investimento será de R$ 9,3 milhões, incluindo a aquisição de equipamentos.

Fonte:Ccom

Já contam com campi do IFPI os municípios de Parnaíba, Piripiri, Angical, Floriano, Picos, Paulistana, São Raimundo Nonato, Corrente, Uruçuí e Teresina.

Para o prefeito de Oeiras, Antônio Portela Sobrinho, a escola vai acabar a dependência da cidade das escolas de Picos e Floriano. ?Hoje, nossos jovens precisam se deslocar para outros centros em busca de cursos técnicos, mas a partir do próximo ano esse problema vai acabar?. Ele pediu ao governador a ampliação do campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O senador Wellington Dias, que também participou da solenidade, anunciou que a presidente Dilma Rousseff vai lançar o Protec, programa de ensino de curta duração para qualificar pessoas para ofícios como os de pedreiro, carpinteiro e eletricista. Ela também vai anunciar, de acordo com o parlamentar, o programa Água para Todos que, a exemplo do Luz para Todos, pretende levar água a todas as comunidades brasileiras. ?Será um programa que trará grandes benefícios, principalmente para o Nordeste?.

Encerrando a solenidade, o governador Wilson Martins assegurou que a escola a ser implantada em Oeiras será do tipo Padrão A, tanto com ensino técnico como superior. Revelou que o orçamento da Uespi este ano subiu 20% em relação a 2010, enquanto o do Estado cresceu 9%.

A educação é prioridade, porque entendemos que sem educação não pode haver transformação?. Após a solenidade, Wilson Martins, acompanhado da secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, parlamentares e auxiliares do governo, participou da procissão de Bom Jesus dos Passos, uma das mais tradicionais da Semana Santa em Oeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES