SEÇÕES

Kits de Irrigação mudam realidade de famílias produtoras

Kits de Irrigação mudam realidade de famílias produtoras

Mais 100 Kits foram distribuídos durante a IV EXPOEIRAS | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A realidade do produtor rural do município de Oeiras tem mudado de maneira considerável após a implantação dos Kits de Irrigação em suas propriedades agrícolas. Esse benefício tem surtido efeito positivo, sobretudo na geração de renda. Essa ação é capitaneada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a CODESVASF e com recurso proveniente de emenda parlamentar do Deputado Paes Landim.

Ao todo, foram distribuídos 235 Kits de Irrigação. De acordo com pesquisas realizadas pelo Banco do Nordeste, após a implantação desses sistemas ocorreu uma redução de 80% da procura de créditos para o custeio de ração, uma vez que esses agricultores, por meio dessa tecnologia, estão produzindo a ração de seus rebanhos.

Apenas durante a IV EXPOEIRAS, mais de 100 produtores rurais foram contemplados com os Kits de Irrigação. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Juvenal Antônio, a distribuição de água de maneira artificial em pastagens por meio de irrigação é a garantia para se produzir como planejado, sem que a falta de chuvas altere os índices de produtividade e de rentabilidade previamente estabelecidos.

Durante a entrega dos Kits de Irrigação para pastagem, o prefeito Lukano Sá destacou a importância desse sistema para a agricultura familiar, ressaltando que por meio dessa ação facilita a convivência do homem do campo com o semiárido. “O uso da irrigação é algo que tem feito a diferença, um incremento positivo para o contexto produtivo de nosso município. Em meio a tantos desafios é sim possível morar nesses rincões, basta acreditar. O Kit de Irrigação é uma tecnologia que possibilita a convivência harmoniosa do agricultor com sua terra natal. Muito nos alegra resultado satisfatório, a exemplo dos produtores da Talhada São Luís, que hoje é referência em produção orgânica”, frisou Lukano Sá.

Na ocasião esteve presente o Coordenador Estadual de Fomento a Irrigação, B. Sá, que destacou que uma das principais estratégias dessa benfeitoria não é apenas o fornecimento do produto, mas sobretudo a capacitação de quem vai fazer uso do mesmo, garantindo assim um bom uso e, por conseguinte, bons resultados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos