Lukano Sá assina termo que garante atendimentos de saúde à presidiários

Lukano Sá assina termo que garante atendimentos de saúde à presidiários

Ação reforça o trabalho de humanização e ressocialização dos detentos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, na companhia da secretária municipal de Saúde, Auridene Freiras, participou, na manhã desta última terça-feira (08), de reunião com os secretários estaduais de Saúde, Dr. Francisco Costa; e Justiça, Dr. Daniel Oliveira; além da coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter.

Na ocasião, foi assinado o termo de adesão do município de Oeiras à Política Nacional de Atenção Integrada à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade, junto à Secretaria de Saúde e à Prefeitura de Oeiras. Medidas como esta fazem parte de um grupo de ações desenvolvidas dentro das penitenciárias e reforçam o trabalho de humanização e ressocialização. A ideia é ofertar atenção básica para a população carcerária da Penitenciária Regional de Oeiras através da estratégia Saúde da Família, prevista para ser implantada na unidade.

Para o prefeito Lukano Sá, a assinatura do termo é um avanço na humanização do sistema prisional. “O termo é de suma importância, pois fortalecerá os atendimentos de saúde dentro da unidade e instituirá uma nova e melhor rotina na vida dos profissionais do sistema. Acredito que todos, de uma forma geral, saem ganhando com a iniciativa”, pontuou o gestor.

A municipalização da saúde prisional tem se tornando uma realidade, uma vez que passou a fazer parte do bloco de atenção básica em nível federal. Segundo Daniel Oliveira, o termo de adesão está de acordo com a nova política adotada pela Secretaria de Justiça.

A coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter, explica que com a adesão à PNAISP os internos serão beneficiados com ações de combate a problemas de saúde, além da promoção e prevenção da saúde nos moldes do SUS. “Através do termo, a penitenciária de Oeiras receberá recursos de custeio para equipe e serviços de saúde”, afirma.

 

Fotos: Dr. Daniel Oliveira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES