Monumenta estimula a sustentabilidade em Oeiras

Monumenta estimula a sustentabilidade em Oeiras

Monumenta estimula a sustentabilidade em Oeiras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do foco do projeto Monumenta ser a restauração de prédios históricos em todo o país, o projeto também é responsável pelo estímulo à sustentabilidade local. É o que afirma Patrícia Mendes, coordenadora de Registro e Conservação, da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), ao comentar sobre o andamento das obras no município de oeiras, 313 quilômetros da capital.

?Além da restauração e conservação do patrimônio histórico existente no município, o projeto ainda inclui ações de educação patrimonial, conscientizando a população sobre a importância da preservação da cultura local e o estímulo à sustentabilidade?, explica Patrícia Mendes. Segundo ela, tais ações são possíveis devido ao Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Funpatri).

Para a realização dessas ações, órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundac, o poder municipal, bem como a iniciativa privada são imprescindíveis. ?A partir da restauração dos pontos turísticos, tanto a população, quanto os visitantes passam a valorizar mais o município?, ressalta a coordenadora.

No município de oeiras, o projeto está contemplando o Museu de Arte Sacra, o qual foi construído ainda no século XIX. O museu abriga um acervo de imagens de madeira dos séculos XVIII, XIX e XX, varas de pálio, lanternas, crucifixos, castiçais, resplendores e coroas, além de objetos dos bispos que passaram pela Diocese.

Além do Museu de Arte Sacra, o projeto Monumenta já contemplou outros empreendimentos na primeira capital do Piauí, tais como o Café oeiras, o Cine Teatro e a antiga casa do Major Selemérito, atualmente uma das casas de cultura mantidas pela Fundac.

As intervenções junto ao município de oeiras partem do Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), que atua em cidades históricas protegidas pelo Iphan. As obras integram o planejamento estratégico da Fundac para o ano de 2011. Para tanto, serão investidos um montante de aproximadamente R$ 270 mil.

Fonte: Ccom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES