Mostra de Cultura Popular homenageia Reisado do Canela e valoriza folclore

A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Cultura, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Homenageando o brincante de Reisado, Clementino Batista Brandão, o ‘Seu Quelé’, a 2ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras levou folclore, tradição e encanto à Praça Maria de Cota, no Bairro Canela, na noite da última quinta-feira, 21.

O boi, os caretas, o jaraguá e outros lendários personagens do Reisado foram as estrelas da noite de encanto, dança e música, que teve, ainda, a participação dos Conguinhos, Grupo de Percussão e Tambor de Crioula dos Núcleos de Cultura das escolas municipais, além do Grupo de Capoeira Raízes do Brasil e da Roda de São Gonçalo dos idosos do Clube da Melhor Idade e da família do homenageado.

“Neste dia tão especial, celebramos a cultura popular, juntos com a família de Seu Quelé, com a apresentação de vários grupos, dos Núcleos de Cultura, dos bairros, a banda Valor de PI, num momento que festejamos o que há de mais caro para o povo de Oeiras, que é a sua identidade e a sua cultura. Viva os brincantes do Reisado do Bairro Canela, viva a cultura popular”, exalta Júnior Vianna, secretário municipal de Cultura e Turismo.

O cantor Vagner Ribeiro e a banda Valor de PI encerraram a festa da cultura popular, com músicas regionais, apresentação do bumba meu boi, lendas e muita animação. A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Cultura, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

“É mais uma ação que acontece graças à efetivação do Fundo Municipal de Cultura, iniciativa da nossa gestão que fortalece as atividades culturais no município de Oeiras. Com isso, revitalizamos e mantemos viva a nossa cultura”, destaca o prefeito José Raimundo.

Mostra envolveu estudantes de escolas municipais e estaduais

Os personagens do Reisado também estiveram presentes na contação de histórias e rodas de conversa que integraram a programação da 2ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras. O momento mobilizou estudantes de escolas municipais e estaduais, reunidos na Praça da Juventude e na Escola Municipal Juarez Tapety.

A contação de história “O boi de Catirina e Pai Francisco” foi conduzida pela professora Katiana Lopes e as rodas de conversa “Nos Caminhos do Bumba Meu Boi: A história do Reisado em Oeiras”, foram mediadas pela historiadora Socorro Barros, com participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, e do representante do Reisado do Canela, Wesley Boy.

“É um momento ímpar e muito importante não somente para o grupo de Reisado do Bairro Canela, mas também para toda a nossa comunidade. Aqui podemos homenagear a família do Seu Quelé, num momento importante para a cultura popular de Oeiras”, afirma Wesley Boy.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES