Oeiras adere a projeto de inserção do DIU em consultas de enfermagem

Município de Oeiras adere a projeto de inserção do DIU em consultas de enfermagem ginecológica

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Enfermagem exerce um papel fundamental na execução do planejamento sexual e reprodutivo das famílias. Visando a inclusão da Enfermagem, por meio dos profissionais enfermeiros, no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva da população, o município de Oeiras aderiu ao Projeto “Consulta de Enfermagem Ginecológica com inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU)”.

A iniciativa contribui para a qualificação da assistência, redução dos índices de mortalidade materna e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo. Durante esse mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a equipe do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Hospital Sofia Feldman para realização de um treinamento prático das consultas de enfermagem ginecológica com inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre.

Além disso, a enfermeira Denise Barroso, responsável pela inserção do dispositivo, participou durante um ano da capacitação teórica sobre o procedimento

O DIU é um método contraceptivo seguro, que evita a gestação a longo prazo e pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo sem a necessidade da intervalo diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. A ampliação do acesso ao DIU é uma estratégia compartilhada e complementar às ações de saúde reprodutiva da Atenção Básica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES