Oeiras alcança maior pontuação do Piauí no ICMS Ecológico 2023

Esta é a sexta vez consecutiva que Oeiras conquista a certificação A – maior classificação no Selo Ambiental do ICMS Ecológico.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Oeiras alcançou, mais uma vez, a maior pontuação do Piauí no Selo Ambiental do ICMS Ecológico, atingindo 358 pontos, na categoria A. O resultado preliminar foi publicado no Diário Oficial do Estado, na última quarta-feira, 19, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), e é fruto do empenho da gestão municipal em alinhar o desenvolvimento da cidade à preservação ambiental.

Esta é a sexta vez consecutiva que Oeiras conquista a certificação A – maior classificação no Selo Ambiental do ICMS Ecológico, mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a incrementos advindos dos recursos financeiros arrecadados pelo Estado do Piauí, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em razão do atendimento de diversos critérios ambientais, estabelecidos pela legislação.

Entre os critérios utilizados na avaliação, estão: a preservação do meio ambiente, suas unidades de conservação, adoção de restrições para o uso e desenvolvimento de atividades que possam agredir a natureza e assim, comprometer o bem estar da sociedade, bem como o desenvolvimento de ações de educação ambiental e a destinação correta dos resíduos sólidos. Oeiras pontuou em todos.

As atividades são desenvolvidas por meio de um trabalho intersetorial, mobilizando todas as secretarias do município. Desde 2017, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza, permanentemente, um conjunto de ações voltadas para a educação e preservação ambiental.

O prefeito José Raimundo argumenta que a conquista mostra o trabalho e compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais, integrando todas as áreas da administração pública no fortalecimento da gestão ambiental.

“Esta conquista é um ganho para a população oeirense, que também é partícipe dos bons resultados trazidos práticas ambientais realizadas pela gestão municipal, incluindo melhorias nas ações de fiscalização, combate à poluição, arborização, criação de áreas verdes e atividades de educação ambiental”, destaca o prefeito de Oeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES