Oeiras fortalece políticas públicas na 4ª Conferência Municipal de Cultura

O momento também possibilitou a apresentação, discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura, documento que reúne metas e ações culturais do município de Oeiras.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um espaço de diálogo entre o poder público, os fazedores de cultura e a sociedade civil sobre a institucionalização das atividades e políticas culturais do município de Oeiras. Foi assim a 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada na noite desta segunda-feira, 07, no auditório da Semusa.

O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a parceria do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, contou com a participação do prefeito José Raimundo; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, e demais representantes da gestão municipal; do presidente do CMC, Alberth Ferreira; vereadores, artistas e agentes que atuam em diversos segmentos culturais da cidade.

Plano Municipal de Cultura aprovado

O momento também possibilitou a apresentação, discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura, documento que reúne metas e ações culturais do município de Oeiras para os próximos dez anos (2023-2033), e integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC), um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas culturais entre os entes federados e a sociedade civil.

Aprovado por unanimidade, o Plano Municipal de Cultura é um mecanismo de fortalecimento da produção artística e dos bens simbólicos de Oeiras, proteção e promoção da diversidade das expressões culturais; articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas, bem como de informação e formação na área cultural do município.

Oeiras é o segundo município do Piauí a aprovar o Plano Municipal de Cultura – o primeiro foi Parnaíba. O documento agora terá o texto final adaptado, contemplando as sugestões dos agentes que participaram da Conferência, e, em seguida, será encaminhado pelo Poder Executivo para votação na Câmara Municipal de Vereadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES