Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Oeiras ganhará “Mercado Novo” ainda em 2009

Oeiras ganhará “Mercado Novo” ainda em 2009
Maquete do novo mercado de Oeiras | Ascom
Compartilhe

A Prefeitura de Oeiras construirá um ?Mercado Novo? na Praça da Independência mais precisamente nas margens do riacho da Mocha. O projeto e uma maquete já estão sendo elaborados e a obra deverá começar em três meses. O valor total da construção está estimado em R$ 7 milhões de reais, recurso esse garantido por Emendas do Orçamento da União.

Arrojado e dentro dos padrões modernos o ?Mercado Novo? abrigará em torno de 150 pontos que estarão distribuídos ao longo de três galpões. Neste espaço haverá ainda vários banheiros e uma construção complementar composta por 120 boxes que funcionarão como lojas, restaurantes, lanchonetes, constituindo assim um verdadeiro complexo de lazer com a presença de ?Shopping? e Praça de Alimentação.

Após a conclusão da obra as dependências do ?Mercado Novo? serão ocupadas pelos comerciantes que hoje estão no ?Mercado Velho Central? e no ?Mercadinho? localizado na Rua Zacarias de Góes, ao lado da Caixa Econômica Federal (CEF). Atualmente a Prefeitura realiza o cadastramento desses proprietários de comércios, dos dois locais, para que todos eles tenham direito aos seus pontos no futuro espaço do comércio oeirense.

Com a previsão desta nova estrutura, o ?Mercado Velho? vai ser reformado e transformado em um espaço destinado a arte, a cultura, ao artesanato e a música. Como o prédio é tombado pelo Patrimônio Artístico Nacional a reforma está garantida através do ?Projeto Monumenta? que disponibilizou recursos na ordem de R$ 520 mil reais. Esse montante foi disponibilizado há cinco anos, no entanto a obra acabou não sendo realizada na administração passada e agora o atual gestor tem de executá-la até dezembro, caso contrário o recurso será ?perdido?.

Mas, embora a obra do ?Mercado Velho? já esteja licitada, o prefeito B. Sá garantiu que a desocupação para reforma só acontecerá quando tiver comprado o terreno para construção do ?Mercado Novo? e principalmente a partir do momento que conseguir um lugar digno para alojar os comerciantes que trabalham no ?Mercado Velho?. Nesse sentido, a intenção inicial da Prefeitura é construir boxes com tapumes nas ruas ao redor do ?Mercado Velho?. B.Sá entende que por serem lagar estas vias podem abrigar as estruturas provisórias. Também é estudada a possibilidade de serem alugados pontos comerciais no mesmo entorno.

Para que não haja complicações decorrentes de todas estas mudanças, que apesar de benéficas para a cidade de Oeiras podem gerar descontentamento de algum comerciante, o prefeito pediu o auxilio do Poder Judiciário em todo o processo e inclusive convidou o Juiz Edson Rogério e Promotora Maria Marinete para visitarem as dependências do ?Mercado Velho?. O convite tem o objetivo de mostrar a situação de abandono que está o local e ao mesmo tempo mostrar que o município necessita de um espaço mais amplo para acomodar esses comerciantes. A visita do Juiz e da promotora acontecerá esta semana.

?A minha intenção ao falar com o Meritíssimo Juiz Dr.Edson Rogério é porque embora haja um consenso de todas as pessoas para a construção do ?Mercado Novo?, mas pode ter alguém que vai entrar na Justiça, reclamar. Aí o que eu queria era que o senhor e a senhora Promotora Maria Marinete vissem a realidade do Mercado e compreendessem minha intenção que aliás não é nenhuma vaidade e sim necessidade?, explicou B.Sá.

Além de todo esse processo que envolve a reforma do ?Mercado Velho?, o alojamento temporário dos comerciantes ao redor do mesmo e a construção do ?Mercado Novo?, o prefeito B.Sá pretende também revitalizar o Mercado do Bairro Oeiras Nova. ?É um bairro enorme e nós vamos revitalizar aquele Mercado dando uma condição digna de trabalho aquelas pessoas com a construção de uma estrutura bem bonita?, concluiu.

Fonte:ASCOM/PMO


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar