Oeiras ganhará “Mercado Novo” ainda em 2009

Oeiras ganhará “Mercado Novo” ainda em 2009

Maquete do novo mercado de Oeiras | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras construirá um ?Mercado Novo? na Praça da Independência mais precisamente nas margens do riacho da Mocha. O projeto e uma maquete já estão sendo elaborados e a obra deverá começar em três meses. O valor total da construção está estimado em R$ 7 milhões de reais, recurso esse garantido por Emendas do Orçamento da União.

Arrojado e dentro dos padrões modernos o ?Mercado Novo? abrigará em torno de 150 pontos que estarão distribuídos ao longo de três galpões. Neste espaço haverá ainda vários banheiros e uma construção complementar composta por 120 boxes que funcionarão como lojas, restaurantes, lanchonetes, constituindo assim um verdadeiro complexo de lazer com a presença de ?Shopping? e Praça de Alimentação.

Após a conclusão da obra as dependências do ?Mercado Novo? serão ocupadas pelos comerciantes que hoje estão no ?Mercado Velho Central? e no ?Mercadinho? localizado na Rua Zacarias de Góes, ao lado da Caixa Econômica Federal (CEF). Atualmente a Prefeitura realiza o cadastramento desses proprietários de comércios, dos dois locais, para que todos eles tenham direito aos seus pontos no futuro espaço do comércio oeirense.

Com a previsão desta nova estrutura, o ?Mercado Velho? vai ser reformado e transformado em um espaço destinado a arte, a cultura, ao artesanato e a música. Como o prédio é tombado pelo Patrimônio Artístico Nacional a reforma está garantida através do ?Projeto Monumenta? que disponibilizou recursos na ordem de R$ 520 mil reais. Esse montante foi disponibilizado há cinco anos, no entanto a obra acabou não sendo realizada na administração passada e agora o atual gestor tem de executá-la até dezembro, caso contrário o recurso será ?perdido?.

Mas, embora a obra do ?Mercado Velho? já esteja licitada, o prefeito B. Sá garantiu que a desocupação para reforma só acontecerá quando tiver comprado o terreno para construção do ?Mercado Novo? e principalmente a partir do momento que conseguir um lugar digno para alojar os comerciantes que trabalham no ?Mercado Velho?. Nesse sentido, a intenção inicial da Prefeitura é construir boxes com tapumes nas ruas ao redor do ?Mercado Velho?. B.Sá entende que por serem lagar estas vias podem abrigar as estruturas provisórias. Também é estudada a possibilidade de serem alugados pontos comerciais no mesmo entorno.

Para que não haja complicações decorrentes de todas estas mudanças, que apesar de benéficas para a cidade de Oeiras podem gerar descontentamento de algum comerciante, o prefeito pediu o auxilio do Poder Judiciário em todo o processo e inclusive convidou o Juiz Edson Rogério e Promotora Maria Marinete para visitarem as dependências do ?Mercado Velho?. O convite tem o objetivo de mostrar a situação de abandono que está o local e ao mesmo tempo mostrar que o município necessita de um espaço mais amplo para acomodar esses comerciantes. A visita do Juiz e da promotora acontecerá esta semana.

?A minha intenção ao falar com o Meritíssimo Juiz Dr.Edson Rogério é porque embora haja um consenso de todas as pessoas para a construção do ?Mercado Novo?, mas pode ter alguém que vai entrar na Justiça, reclamar. Aí o que eu queria era que o senhor e a senhora Promotora Maria Marinete vissem a realidade do Mercado e compreendessem minha intenção que aliás não é nenhuma vaidade e sim necessidade?, explicou B.Sá.

Além de todo esse processo que envolve a reforma do ?Mercado Velho?, o alojamento temporário dos comerciantes ao redor do mesmo e a construção do ?Mercado Novo?, o prefeito B.Sá pretende também revitalizar o Mercado do Bairro Oeiras Nova. ?É um bairro enorme e nós vamos revitalizar aquele Mercado dando uma condição digna de trabalho aquelas pessoas com a construção de uma estrutura bem bonita?, concluiu.

Fonte:ASCOM/PMO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES