Oeiras incentiva e fortalece avicultura e cajucultura na zona rural

Prefeitura Municipal incentiva e fortalece avicultura e cajucultura na zona rural de Oeiras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Através do trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de Oeiras está dinamizando e fortalecendo a cadeia produtiva da avicultura na zona rural do município. Nesta sexta-feira, 06, o vice-prefeito José Alberto e o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa, realizaram a entrega de exemplares de galinha caipira da raça Canela-Preta, espécie nativa do Piauí, a 15 famílias de pequenos produtores rurais, na comunidade Melancias.

Na ocasião, cada família recebeu 20 pintos e um saco de ração, suporte inicial para a introdução da atividade, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Oeiras), que realizou a qualificação dos produtores sobre a construção de aviários e piquetes de pastagens para manejo da galinha caipira.

“Recentemente, tivemos um programa de residência profissional agrícola, com residentes egressos do curso técnico em agropecuária que servem para qualificar e prestar assistência aos agricultores, auxiliando no desenvolvimento das cadeias produtivas. Essa parceria tem possibilitado uma aproximação maior do Instituto com a sociedade”, destaca o professor Paulo Roberto, do IFPI/Oeiras.

Agora, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o município vai oferecer aos agricultores contemplados uma capacitação sobre a produção de rações alternativas para as aves.

Fortalecimento da Cajucultura e a produção de cajuína

Além da avicultura, a cadeia produtiva do caju, uma das frutas mais populares da região – seja pelo seu total aproveitamento ou por ser produzida em diversas localidades da zona rural – também está recebendo mais um importante incentivo no município de Oeiras: um curso de produção de cajuína.

Resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a capacitação ocorre no povoado Morro Redondo, comunidade rural modelo na produção e beneficiamento do caju, e envolve 15 famílias de pequenos produtores da região. O vice-prefeito José Alberto e o secretário municipal de Agricultura, Edelto Sousa, visitaram a agroindústria local onde estão acontecendo as atividades do curso.

Com mais orientação e assistência técnica, a Prefeitura de Oeiras valoriza a avicultura e cajucultura no município e oferece suporte para incremento da comercialização, considerando o alto potencial econômico e produtivo da galinha caipira e do caju para melhorar a renda dos produtores rurais oeirenses. “Na agricultura familiar, não existe concorrência. Quanto mais pessoas e famílias produzindo, melhor para o município”, assinala o secretário Edelto Sousa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES