Oeiras integra comitiva e visita usinas de tratamento de lixo no PR e em SC

As visitas técnicas às cidades do Sul do país representam mais um avanço na concretização das políticas públicas voltadas para a gestão e tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelo município.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Adriano Ferreira, participou entre os dias 19 e 21 de julho de uma série de visitas técnicas a usinas de processamento de resíduos sólidos e reciclagem integral de lixo, nas cidades de Curitiba (PR) e Pomerode (SC). Além disso, o gestor ambiental também conheceu a dinâmica de funcionamento do consórcio intermunicipal de Itajaí (SC).

A comitiva piauiense teve, ainda, a presença de técnicos do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), prefeitos e secretários municipais do Meio Ambiente de outras cidades piauienses. O objetivo foi conhecer os projetos para futura aplicação no Estado.

As visitas técnicas às cidades do Sul do país representam mais um avanço na concretização das políticas públicas voltadas para a gestão e tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelo município e são um passo significativo para o encerramento dos lixões em Oeiras e região, atendendo as normas e prazos do Marco Legal do Saneamento Básico para viabilizar a destinação adequada dos resíduos produzidos pelos municípios.

Em março deste ano, o prefeito José Raimundo e cerca de 20 gestores do território Vale do Canindé assinaram o termo de cooperação técnica com o Iaepi para elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e formação de um Consórcio Público Intermunicipal para criação de uma usina tratamento e transformação dos resíduos sólidos em biogás, energia elétrica e biofertilizantes.

Oeiras desponta como pioneira na aplicação de políticas ambientais. Desde 2017, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, investe na coleta seletiva e realiza, permanentemente, um conjunto de ações voltadas para a educação e preservação ambiental.

“Integramos a caravana piauiense para conhecer a dinâmica de funcionamento de usinas de processamento de resíduos sólidos em Curitiba (PR), Pomerode(SC), e o funcionamento do consórcio intermumicipal em Itajaí SC, onde pode-se comprovar na prática o funcionamento deste mecanismo, que será de suma importância para encerramento do lixão municipal. Ressalto que Oeiras sai na frente, pois a coleta seletiva municipal já está implantada desde 2019”, destaca Adriano Ferreira, secretário municipal de Meio Ambiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES