Oeiras leva alunos para conhecer projeto de conservação dos oceanos na BA

O Projeto Coral Vivo é uma referência nacional e internacional na pesquisa e defesa do meio ambiente, sobretudo do ecossistema marinho.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos e professores da rede municipal de ensino de Oeiras embarcaram, entre os dias 1° e 4 de julho, numa viagem ao distrito de Arraial da D’Ajuda, em Porto Seguro (BA), para conhecer o Projeto Coral Vivo – uma referência nacional e internacional na pesquisa e defesa do meio ambiente, sobretudo do ecossistema marinho.

Lá, fazendo o percurso das aprendizagens, eles mergulharam num mar de conhecimentos sobre a conversação e preservação dos oceanos, dos corais e dos mais diferentes seres aquáticos.

O intercâmbio é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Coral Vivo, firmada no início de 2022, através da introdução de obras como o Guia do Naturalista e A Teia das Água, publicadas pelo instituto e estudadas nas nossas escolas municipais.

A experiência proporcionou a muitos estudantes o primeiro contato com o mar e o estudo in loco de toda a biodiversidade dos oceanos, que agora será multiplicada para os alunos e alunas de toda a rede municipal de ensino.

Projeto Coral Vivo                                                                                             

O projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, através de parcerias locais e nacionais, a instituição atua junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens.

O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica.

Além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada, o projeto tem vários e importantes livros publicados, alguns deles foram adotados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e são estudados nas escolas de toda a rede municipal de ensino de Oeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES