Oeiras realiza 2° Caminhada Contra o Abuso e a Exploração Infantil

Oeiras realiza 2° Caminhada Contra o Abuso e a Exploração Infantil

2ª Caminhada contra o abuso de menores em Oeiras | Ascom/PMO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CREAS(Centro de Referência Especializado de Assistência Social )e tendo como parceiros o CMDCA, CRAS, CAPS, Pro Jovem Adolescente, PETI, MP, CT, Cáritas Diocesano, Escolas Públicas e Particulares realizou hoje, 18 de maio, a 2ª Caminhada Contra a Exploração de Crianças Adolescentes. A caminhada mobilizou toda a sociedade oeirense, estudantes, professores percorrendo as principais ruas e avenidas de Oeiras. A campanha tem como objetivo mobilizar a população para denunciar a violência contra o abuso e a exploração infantil em Oeiras.

O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 como do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual. A motivação para criação de uma data, como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente.

Por outro lado a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o ?Crime Araceli?. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de bárbaro, ficou impune.

Para dona Odimércia Sá, Secretária de Assistência Social, " é com honra e satisfação que nós, com o apóio da população oeirense , realizamos a 2° Caminhada Contra o Abuso e Exploração Infantil. Com isso queremos mobilizar a sociedade a fim de conscientizá-los e estimular a denúncia de maus tratos e de exploração de crianças e adolescentes, para que possamos combater até com mais força que no ano passado".

Fonte: ASCOM/PMO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES