Oeiras realiza conferências em prol da pessoa idosa

Oeiras realiza conferências em prol da pessoa idosa

Eventos propuseram uma reflexão acerca da pessoa idosa e discutiram políticas públicas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nos dias 18 e 19 deste mês, respectivamente, a VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente e a II Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Os eventos foram apresentados e discutidos no auditório da UESPI, Campus Professor Posidônio Queiroz.

A VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema principal “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes – Fortalecendo o Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes”, foi aberta com a apresentação da banda de música “Geração Jovem”, da Escola Municipal Juarez Tapety. Antes de serem formados os grupos de discussão, o evento contou com a palestra de Luciana Evangelista, funcionaria da Secretaria Estadual de Assistência Social e conselheira estadual do direito da criança e do adolescente.

O objetivo geral da VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente foi mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no âmbito do município de Oeiras.

 Já a II Conferência Municipal da Pessoa Idosa teve como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de todas as idades”. Antes da abertura dos trabalhos, ocorreu a apresentação solo da bandolinista e usuária do CMI, Antonieta Maranhão. Logo após aconteceu a palestra com o advogado Humberto Nunes, presidente estadual da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PI. Durante o evento foi celebrada a parceria entre a Secretaria de Assistência Social, representada pela secretária Danielly Leite, e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB, subseção Oeiras-PI, por meio de seu presidente, Kairo Fernando Lima.

 As conferências tiveram por finalidade propiciar uma reflexão em âmbito municipal, visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, preconizado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Pessoa Idosa. A gestão do prefeito de Oeiras, Lukano Sá, lança mão de diversas políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, no sentido de melhorar a qualidade de vida destes na cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES