Oeiras sedia 3ª Conferência de Educação

Oeiras sedia 3ª Conferência de Educação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao som dos Novos Bandolins de oeiras animando professores, estudantes, pais de alunos, gestores e representantes de organizações sociais, teve início nesta segunda-feira (13), a 3ª Conferência Intermunicipal de Educação. O evento acontece no município de oeiras e engloba os 13 municípios jurisdicionados a 8ª Gerência Regional de Educação.

Na abertura do encontro, a professora Luzia Saldanha, gerente da 8ª GRE, disse que a conferência é um marco na educação. ?Este encontro significa o compromisso com os destinos e rumos da educação de nosso país. Neste espaço democrático é que escreveremos a nova história da educação que queremos para nossa região, buscando soluções coletivas de comprometimento. Para isto é preciso que toda a sociedade se torne agente, na prática efetiva e afirmativa, com boas ações diárias e respeitando as diferenças, pois só assim teremos paz nas escolas, paz no mundo?, falou.

Por sua vez, o bispo Dom Juarez, utilizou palavras de incentivo. ?É uma alegria sediar este encontro que consideramos muito importante para todo o país, para nosso Estado e, principalmente, para os nossos municípios. Este ato procura melhorar a qualidade da educação que também é responsabilidade nossa, para que possamos superar outras questões sociais negativas, como a exclusão de muitas pessoas. Precisamos dar um salto na educação!?, declarou.

Para a professora Célia Leal, pro-reitora de Ensino e Graduação da Uespi, este é um momento ímpar nos municípios estaduais. ?Esta conferência tem um diferencial, que é participação do segmento superior da educação que, desta vez, veio para somar e contribuir com os encontros intermunicipais. Uma decisão bastante sábia?, assegura.

Ao cumprimentar os presentes, João Batista, coordenador estadual das conferências, falou do desafio da educação. ?O sentido das conferências é criar um espaço democrático para que todos possam expressar o que desejam para nossas crianças e jovens. O grande desafio, então, é a construção de um sistema nacional de educação e para, que isto aconteça, é preciso que todos se sintam e assumam-se como delegados defendendo a bandeira, não de si próprios, mas de toda a região?, frisou.

Batista acrescentou ainda que, independente de quem seja eleito para participar da Conferência Nacional, que acontecerá em novembro, todos precisam participar do processo. ?Pais, mães, estudantes, professores, gestores e outros representantes sociais precisam estar dispostos a contribuir com a educação. A meta não é mais discutir a quantidade, mas a aprendizagem com foco na qualidade e, nesse sentido, os nossos representantes políticos também devem participar, as lideranças devem assumir a educação municipal, em regime de colaboração com o Estado e a união?, afirmou.

Fonte: Ccom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES