Oeiras sedia I Jornada Estadual de Capoterapia

Cerca de 400 pessoas participaram da Jornada Estadual, sediada no município de Oeiras.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Oeiras sediou na última sexta-feira, 27, a I Jornada Estadual de Capoterapia, terapia corporal inspirada na capoeira e voltada principalmente para população idosa. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Oeiras, através do Clube da Melhor Idade, articulado pelo professor capaterapeuta, Regiel Gonçalves, e contou com a participação de representantes das secretarias de assistência social das cidades de Ipiranga, São João do Piauí e Francisco Ayres.

Cerca de 400 pessoas participaram da Jornada Estadual, que contou com a presença do criador da modalidade Mestre Gilvan, de Brasília; do professor e diretor estadual do Piauí de Capoterapia, Denis Costa; da secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; do secretário de Assistência Social de Francisco Ayres, Gustavo e de capoterapeutas do município e das cidades de Ipiranga, São João do Piauí e Novo Oriente.

O evento, alusivo ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro, teve início com alvorada de recepção dos idosos na Praça de Eventos e café da manhã, em seguida carreata em direção ao SESC de Oeiras para a realização de diversas atividades. Segundo os organizadores, o objetivo do projeto é promover maior socialização e levar alegria e mais qualidade de vida ao público idoso.

Os cuidados com a saúde tiveram um espaço especial na I Jornada Estadual de Capoterapia. Na Tenda da Saúde, foram oferecidos serviços da Atenção Básica; Saúde Bucal; Equipe multiprofissional na Atenção Primária (eMulti); Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e SAMU.

No espaço, os idosos também tiveram acesso à avaliação e orientação geral em saúde, aferição de pressão, teste de glicemia, teste de IMC, auriculoterapia, massagem relaxante, testagem rápida, orientações básicas de cuidados dentários e exposição de artesanato.

A jornada também promoveu uma palestra sobre Saúde Bucal, ministrada pela dentista Lorena Silva, apresentações culturais dos Congos e Coral em movimento da Capoterapia, jogos e desfile dos idosos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES