Oficina sobre Diabetes acontece em Oeiras

Oficina sobre Diabetes acontece em Oeiras

Vários profissionais de saúde participaram do treinamento | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta última segunda-feira (29) a primeira oficina sobre Diabetes Mellitus e Pé Diabético. O evento teve como público alvo profissionais da área da saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Atenção Básica, Clube da Melhor Idade e CAPS.

O principal objetivo desse encontro foi capacitar esses profissionais no sentido de rastrear, diagnosticar e avaliar minuciosamente os sinais e sintomas do diabetes e suas complicações. O diabetes é uma patologia silenciosa que afeta mais de 380 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a enfermeira Lorena Moura, estima-se que nos próximos anos esse número deva ser ampliado para meio milhão de pessoas. Socialmente, 80% das pessoas que possuem essa doença possuem meia ou baixa renda. “É um problema de saúde considerado de condição sensível a atenção primaria, ou seja, evidencias demonstram que o bom manejo desse problema ainda na atenção básica evita hospitalizações e mortes por complicações cardiovasculares e cerebrovasculares”, informou Lorena Moura.

Conforme informações repassadas pela enfermeira Vanessa Reinaldo, coordenadora do Hiperdia de Oeiras, o município possui atualmente aproximadamente 500 pessoas diabéticas cadastradas e acompanhadas. Entre os anos de 2010 e 2015, foram detectados mais de 90 novos casos de diabetes, acometendo na maior parte mulheres.

Os principais fatores de risco para quem possui essa doença são sobrepeso, obesidade, hipertensão e dislipidemia. Segundo a nutricionista do NASF, Izabela Pereira, a nutrição tem um papel importante no tratamento da diabetes, visto que é fundamental na prevenção e gerenciamento da doença no propósito de manter um bom estado nutricional. Aliado a atividades físicas, aumenta a qualidade de vida do indivíduo.

O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES