PL que incentiva troca do Nim por plantas nativas é aprovado na Câmara

Projeto que incentiva substituição de Nim Indiano por árvores nativas do Piauí é aprovado na Câmara Municipal de Oeiras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores aprovou nesta segunda-feira, 06, o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que incentiva o plantio de espécies vegetais nativas dos biomas do Piauí em substituição à plantação e cultivo do Nim Indiano (Azadirachta indica A. Juss), no município de Oeiras.

De origem indiana, o Nim é considerado uma árvore exótica, invasora e tóxica. Estudos mostram que o cultivo da planta e sua proliferação estão provocando prejuízos a outras espécies vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes. O princípio ativo chamado ‘Azadirachtina’, presente no Nim, é apontado como substância tóxica para muitos insetos, especialmente, as abelhas.

Na justificativa do projeto, é mencionada a preocupação do poder público no sentido de evitar a proliferação da planta, levando em consideração os danos ambientais que ela provoca ao alimentar-se de microorganismos da terra. 

“Sendo verdadeiro repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e flora, além de possuir propriedades que são de caráter abortivas, podendo ocasionar graves danos na região”, diz o texto do projeto de lei, aprovado pelos vereadores, destacando o objetivo de valorizar a arborização do município com árvores endêmicas da região e preservar a biodiversidade nativa.

Na sessão, também foi aprovado o reajuste da margem consignável dos servidores públicos municipais, que, agora, terão consignações em folha de pagamento com limite máximo 45% de sua remuneração bruta mensal, e projeto de lei que autoriza a compra de imóvel urbano para ampliação da Escola Municipal da Várzea.

Os vereadores também votaram e aprovaram os decretos legislativos para concessão de Títulos de Cidadania Oeirense aos senhores Joaquim de Almeida Pacheco e Joaquim Antônio de Sousa. As proposições são dos vereadores Cleylton Andrade e Beron Morais, respectivament



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES