Prefeitura de Oeiras adere à paralisação contra redução no FPM

A Prefeitura de Oeiras também decretou a redução de 20% nos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e nas gratificações de ocupantes de cargos comissionados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras vai acompanhar a paralisação proposta pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM), nesta quarta-feira, 30. Com isso, os serviços públicos prestados pela municipalidade não funcionarão durante todo o dia. Não haverá mudança no expediente de atividades essenciais como saúde, educação e limpeza pública, conforme Decreto Municipal publicado na última sexta-feira, 25.

A mobilização é articulada contra a crise financeira causada pela redução no valor dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), um dos principais pilares do financiamento das administrações municipais no país.

A Prefeitura de Oeiras também decretou a redução de 20% nos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e nas gratificações de ocupantes de cargos comissionados no município, durante os meses de setembro e outubro de 2023.

Redução do FPM afeta serviços essenciais 

O ato chamado “Sem FPM não dá” tem o objetivo de cobrar do Governo Federal o compromisso de aumentar os repasses aos municípios que sofrem com quedas acentuadas no FPM. Essa redução tem impactado diretamente na capacidade das prefeituras de fornecer, adequadamente, serviços essenciais à população, como saúde, educação e infraestrutura.

De acordo com a APPM, em julho deste ano, ocorreu uma redução de 30% nos repasses do FPM e a previsão é que, a partir do dia 30 de agosto, as prefeituras recebam 50% a menos do valor do montante que foi repassado aos municípios no mesmo período do ano passado.

Além da paralisação das atividades nas prefeituras, segundo a APPM, cerca de 150 municípios piauienses confirmaram participação no movimento que vai acontecer na quarta-feira, em frente à Assembleia Legislativa do Estado, em Teresina, e conta com o apoio de deputados estaduais e federais. O propósito dos gestores é chamar atenção para a crise financeira vivida nos municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES