Prefeitura de Oeiras lança campanha Novembro Azul 2015

Prefeitura de Oeiras lança campanha Novembro Azul 2015

Várias ações serão realizadas em prol da saúde do homem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prefeito de Oeiras, Lukano Sá, participou na noite desta última quarta-feira (11) do lançamento oficial da campanha Novembro Azul no município. O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Oeiras Nova e contou com um número bastante expressivo de homens, que são o público alvo dessa ação.

Na ocasião, a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, externou a importância dessa campanha, destacando que o maior desafio é romper a resistência dos homens em fazer o exame preventivo, que ainda hoje é um tabu. “Entendemos que essa campanha tem o objetivo de atrair o público masculino e é sem dúvida um despertar desse público para a importância de procurar o serviço de saúde do município com o propósito de cuidar de sua saúde. Na verdade, o que temos é um público feminino que procura mais as unidades de saúde, ficando claro que os homens têm mais resistência”, destacou Auridene Freitas.

Logo em seguida pronunciou-se o prefeito Lukano Sá, que frisou mais uma vez a importância o evento e, por conseguinte, da campanha, que tem o grande foco de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Destacou ainda em sua fala a importância da parceria firmada com os mais diversos grupos de mototaxistas do município, tendo-os como agentes de disseminação de informação a respeito da campanha Novembro Azul.

O evento contou ainda com uma breve palestra ministrada pelo médico Deolindo Ferraz, que externou que a detecção precoce é extremamente importante para a cura do câncer de próstata e que ela é feita por meio do exame de toque retal combinado ao exame de sangue PSA.

 No intuito de contribuir com a saúde integral do homem, outros serviços foram oferecidos durante o evento, como: teste rápido para HIV simples; atualização da caderneta de vacinação; avaliação nutricional; avaliação bucal; teste de glicemia capilar; e aferimento de pressão arterial. A partir desses serviços foram feitos agendamentos para que alguns desses homens possam retornar ao posto de saúde. Estima-se que mais de 120 homens tenham participado do evento.

A campanha também terá ações efetivadas durante todo o mês em várias Unidades Básicas de Saúde, tanto na zona urbana como na zona rural. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES