Prefeitura de Oeiras trabalha plano de contingência para Febre Chikungunya

Prefeitura de Oeiras trabalha plano de contingência para Febre Chikungunya

O intuito é acelerar as ações e as medidas preventivas necessárias para combater a doença | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, está organizando o plano de contingência da Febre Chikungunya, doença viral originária da Ásia transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que tem aumentado o número de casos no Brasil. O intuito do plano de contingência é acelerar as ações e as medidas preventivas necessárias para combater a doença.

A Febre que é comum em algumas regiões da África e da América, também pode ser transmitida por meio de acidentes com sangue contaminado, além de transição vertical.  No Brasil até o início de outubro foram registados pelo Ministério da Saúde aproximadamente 1300 casos de internações de pessoas com essa doença. No Piauí ainda não houve a confirmação de nenhum caso.

Diante do risco da expansão da Febre Chikungunya no país, o Prefeito Lukano Sá decidiu que a prevenção e a capacitação de profissionais de saúde de Oeiras, para intervirem caso seja necessário, são a melhores medidas. O objetivo da administra municipal é minimizar os impactos sociais e econômicos decorrentes  da proliferação de qualquer doença.

Segundo o coordenador municipal de vigilância epidemiológica, Miguel Ribeiro, algumas estratégias vêm sendo criadas com o intuito de informar os profissionais da saúde municipal para esses possam repassar os cuidados para a sociedade geral. Ainda de acordo com o coordenador, serão realizadas  atividades específicas na aplicação do plano de contingência da doença, tais como: vigilância epidemiológica, vigilância e controle vetorial, e campanhas informativas.

“A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Oeiras, está engajada nesta campanha contra a da Febre Chikungunya. Estão sendo realizados eventos nos mais diversos setores da saúde, para que assim eles possam ser multiplicadores de informações e fazer com que a população esteja informada dos riscos e dos danos causados por essa doença”, explicou Miguel Ribeiro.

Até o momento não existe vacina contra a da Febre Chikungunya. A pervença consiste em adotar medidas simples na própria residência e arredores que ajudem a com bater a proliferação do mosquito transmissor da doença, assim como na Dengue, doença já conhecida pelos piauienses.

Na quarta-feira (26), o coordenador municipal de vigilância epidemiológica irá apresentar ao Conselho Municipal de Saúde o plano de contingência da Chikungunya. No próximo dia 27 ocorrerá uma capacitação de profissionais de saúde de nível médio (agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de técnicos em laboratório de analises clinicas).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES