Primavera dos Museus leva alunos a exposição sobre vivências do povo negro

Estudantes da rede municipal de ensino participaram de bate-papos com as artistas sobre os trabalhos expostos e o tema central do evento “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguindo com a programação da 17ª Primavera dos Museus, o Solar das Doze Janelas recebeu entre os dias 19 e 21 de setembro a exposição ‘Rotas de Cura’, assinada pelas artistas visuais, Aline Guimarães e Ivih Ribeiro. Na exposição, as artistas refazem os caminhos de cura ancestral, através da representação do saber-fazer adornos, tranças e penteados que, além de enfeitar, carregam histórias de resistência do povo negro no Brasil.

“A exposição aqui em Oeiras deu um sentido ainda maior para o trabalho que a gente faz. O que a gente espera com as telas é que as pessoas se identifiquem e aqui tivemos esse contato direto e recebemos relatos positivos de várias adolescentes, com referências sobre cabelo, sobre se inspirarem, se identificarem. E solidifica ainda mais o sentido que quisemos dar, quando falamos sobre estética, de povo, de reconhecimento e reafirmação das nossas tradições, através dos nossos enfeites, adornos. Então, todo o sentido da exposição foi vivido de forma muito legítima aqui em Oeiras”, celebra Ivih Ribeiro.

Num momento de interatividade, viabilizado pela parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação, estudantes da rede municipal de ensino participaram de bate-papos com as artistas sobre os trabalhos expostos e o tema central do evento “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

“É a quarta vez que fazemos a exposição deste trabalho, é a primeira vez fora de Teresina e também a primeira vez que conseguimos ter mais contato com as pessoas. Aqui, nós conversamos com as crianças, elas pegaram nas telas e vimos que estavam realmente interessadas na nossa arte”, comenta Aline Guimarães.

Nesta 17ª edição, a Primavera dos Museus busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelas instituições museais e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temáticas relevantes da sociedade contemporânea, oferecendo oportunidades para pensar sobre a construção da democracia de seus agentes.

Organizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a agenda envolve instituições culturais e educacionais da cidade e segue até sexta-feira, 22, com a exibição do filme “Niède”, de Tiago Tambelli, no Cine Teatro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES