Procurador Eleitoral expede parecer favorável a cassação do Prefeito B.Sá

Procurador Eleitoral expede parecer favorável a cassação do Prefeito B.Sá

B.Sá pode perder o mandato em Oeiras | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A procuradoria Regional Eleitoral do Estado do Piauí, pediu ontem,27/03, a cassação do Prefeito municipal de Oeiras, Benedito de Carvalho Sá, B.Sá, por captação ilícita de sufrágio nas eleições municipais de 2008. O procurador eleitoral Marco Aurélio Adão, além de ter pedido a cassação de B.Sá, pede também a realização de novas eleições em Oeiras no prazo de 40 dias.

Na instancia estadual, Aleksandra Tapety, ajuizou nova representação contra o prefeito B.Sá e o Vice Mário Freitas, pela prática de captação ilícita de sufrágio no curso do processo eleitoral de 2008, em pelo menos cinco eventos: Compra de voto dos eleitores, Maria de Lurdes da Silva, Boaz Barbosa de Araújo, Alôncio do Nascimento, Francinete Rodrigues Lopes e Jovano Belo Gonçalves.

Diante a análise do processo, o Ministério Público Eleitoral do Piauí se manifestou pelo

Conhecimento e provimento do recurso eleitoral interposto por Aleksandra Tapety, para que sejam cassados, por captação ilícita de sufrágio (art. 41-A da Lei 9.504/97) os diplomas outorgados a Benedito de Carvalho Sá e Mário Expedito Freitas Tapety, bem como para que seja imposta a multa prevista no dispositivo legal em seu grau máximo.

O Ministério Público Eleitoral se manifestou, ainda, para que, provido o recurso, seja determinado o imediato afastamento dos representados dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito de Oeiras/PI, bem como marcadas novas eleições no prazo previsto no art. 224 do Código Eleitoral.

No entanto, o processo segue para apreciação dos desembargadores estaduais. Só após apreciaçãom pelos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral, o processo passa para a ser deferido ou não.

Fonte: Com informações do Parecer da Procuradoria Regional Eleitoral do Piauí de 25/3/2010.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES