Produtores rurais de Oeiras participam de capacitação em hortas orgânicas

Produtores rurais de Oeiras participam de capacitação em hortas orgânicas

Treinamento teve foco na produção ecosustentável | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não muito distante da margem do Rio Talhada, na zona rural de Oeiras, é desenvolvido um dos mais notáveis projetos agrícolas do município. Ali, quatro famílias tiram seu sustento das hortas orgânicas que vem atendendo à demanda de muitos comércios da cidade.

As hortas são resultado do Programa Agroecológico Integrado Sustentável (PAIS), que visa produzir alimentos saudáveis em equilíbrio com a natureza, praticar a comunhão de esforços entre vizinhos através do associativismo e estender alimentos de alta qualidade aos centros urbanos, trazendo renda para a agricultura familiar e saúde para os consumidores.

Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Agricultura, entusiasta e apoiadora do projeto na cidade de Oeiras, desenvolveu nesta última terça-feira uma capacitação de como produzir hortas orgânicas, na propriedade do senhor Edelton Nogueira, umas das principais referências na produção de alimentos orgânicos na região de Oeiras. Para o secretário de Agricultura, Jonas Alves, esse projeto é resultado do alinhamento entre prática e conhecimento.

Juntamente com seus familiares, o senhor Edelton Nogueira tem conquistado espaço com sua produção orgânica, dando exemplo de como produzir de maneira saudável e ecológica. Segundo ele, o produtor bem informado sabe como produzir sem que haja danos à natureza.

“Hoje estamos colhendo os frutos de nosso trabalho. Essa área em que estamos produzindo estava praticamente parada, porque não sabíamos como lidar com ela, e agora temos nela gengibre, alface, cheiro verde e outros produtos naturais. O que tem nos mantido é esse trabalho em grupo, temos a certeza que o trabalho é o que dignifica o homem”, destacou o agricultor de produtos orgânicos.

Emocionado, seu Manoel Nogueira (Nô), pai de Edelton, explicitou durante a capacitação que o projeto desenvolvido em suas terras conseguiu aproximar ainda mais a sua família, fazendo com que os filhos não fossem vítimas do êxodo rural.  A capacitação contou com a participação de aproximadamente 80 pessoas, que na ocasião puderam receber informações a respeito da produção de biofertilizantes, produção de defensivos naturais e de como produzir adubo orgânico.

Estiveram presentes no evento os Secretários Municipais de Administração e Finanças, José Raimundo, grande apoiador do projeto, e de Educação, Tiana Tapety, que vem incentivando a criação de hortas nas escolas, estimulando os alunos a consumirem alimentos mais saudáveis. Estiveram presentes ainda Jonas Alves, Secretário Municipal de Agricultura, e o diretor do IFPI/Oeiras, Sebastião Pereira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES