Projeto Produtores do Futuro é uma realidade em Oeiras

Projeto Produtores do Futuro é uma realidade em Oeiras

Projeto Produtores do Futuro é uma realidade em Oeiras | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Produtores do Futuro, que visa à implantação de Unidades Administrativas nas Escolas Agrotécnicas do Piauí para articular os programas existentes de apoio aos jovens produtores, já mostra seus resultados. No município de Oeiras, o programa já é uma realidade e muda a paisagem de muitas comunidades.

O programa é uma parceria da Secretaria de Educação (Seduc) com o Banco do Nordeste (BNB), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Superintendência de Desenvolvimento Rural e Embrapa, com objetivo de capacitar alunos das escolas agrotécnicas para que sirvam de multiplicadores dos projetos agrícolas.

?Este programa busca promover a assistência técnica especializada a agricultores que busquem financiamento e outros tipos de apoio do poder público?, informa Reinaldo Lopes, diretor da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Seduc.

De acordo com Reinaldo, existem duas linhas de financiamento voltadas para jovens de 18 a 28 anos, o Combate à Pobreza Rural CPR e a Consolidação da Agricultura Familiar (CAF), com financiamentos de R$ 15 mil a R$ 80 mil, a fundo perdido, onde os beneficiários pagam em média apenas 25% do investimento.

Em 2011, foram destinados 70 milhões para o Programa Nacional de Crédito Fundiário, aos quais as linhas de financiamento fazem parte. ?O programa já colhe frutos em Pio IX, Valença, Picos, Cocal da Estação e Vários Municípios, onde jovens filhos de assentados, estudantes egressos das escolas agrotécnicas organizaram-se em associações e buscaram o financiamento?.

Em agosto do ano passado, a proposta dos Produtores do Futuro foi apresentado aos monitores das Escolas Famílias Agrícolas de Oeiras, Cajazeiras, Santo Inácio, Colônia do Piauí e São João da Varjota. ?Na oportunidade, tivemos a adesão de todos os monitores e professores presentes. Acertamos também a implantação das Unidades de Multiplicação em todas as escolas e, em menos de seis meses, a Unidade de Oeiras já mostra excelentes resultados com a batata doce biofortificada?, afirma Reinaldo.

Fonte: Ccom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES