Projetos de leitura e música são destaques da Prefeitura Itinerante

Projetos de leitura e música são destaques da Prefeitura Itinerante

SECULT levou projetos como contação de histórias e banda Santa Cecília Mirim | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a XI edição da Prefeitura Itinerante, que aconteceu no Povoado Briona no último sábado (20), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) levou ao evento oficinas de pintura e contação de histórias no propósito de despertar a criatividade das crianças da comunidade, além de promover também a apresentação da banda Santa Cecília Mirim.

A roda de contação de histórias é uma das principais estratégias da atual gestão no propósito de estimular em crianças e jovens o gosto pela leitura. Essa ação vem sendo desenvolvida sob a coordenação da professora Carminha Rodrigues junto a Biblioteca Municipal.

Na ocasião as crianças que participam desta ação puderam ter contato com o universo mágico das lendas que povoam o imaginário coletivo dos oeirenses. Foram contadas de maneiras dinâmicas lendas como “A baleia que fica debaixo da Igreja da Conceição” e “Carneirinho de Ouro”.

Após cada roda de leitura, as crianças participaram da oficina de pintura, onde puderam externar sua criatividade acerca das histórias que a pouco tiveram acesso. Ao todo foram quatro grupos, mais de 80 crianças participaram dessas ações. Concluídos os trabalhos, todos os desenhos foram expostos no “varal cultural”.

A SECULT, no intuito de democratizar o acesso às mais diversas linguagens artísticas, levou também ao evento a apresentação da banda Santa Cecília Mirim. A nova formação musical tem conquistado a atenção da sociedade oeirense tanto pela qualidade como também pelo resgate dos valores, visto que a banda é um dos ícones da cidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, a banda Santa Cecília Mirim é um projeto da Prefeitura que acontece no Solar das 12 Janelas em parceira com a Associação da Banda Santa Cecília. A ideia é justamente fazer com que músicos profissionais ensinem crianças e adolescentes, preservando assim a tradição musical. “A participação das crianças no projeto Prefeitura Itinerante foi muito importante, pois as motiva a aumentar o repertório e valoriza o trabalho desenvolvido. Além disso, possibilitou um diálogo entre as crianças do projeto com as daquela comunidade rural que participaram de duas outras ações da Secretaria de Cultura, a roda de contação de lendas e a oficina de pintura. A experiência foi maravilhosa, o acolhimento às crianças e jovens foi o melhor possível. Queremos levar o projeto às outras comunidades que receberão a Prefeitura Itinerante”, pontuou Stefano Ferreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES