Quase mil estudantes participam da I Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos em Oeiras

Quase mil estudantes participam da I Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos em Oeiras

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Paralelo ao I Fórum Econômico do Território do Vale do Canindé, a Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (29) a I Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O evento teve como objetivo culminar os estudos sobre empreendedorismo e sustentabilidade, como tema “eco sustentabilidade”.

Para a Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, o evento teve grande êxito, uma vez que os alunos conseguiram cumprir com o que tinham se proposto antes da realização do projeto.

“Este evento tem a proposta de fazer com que o aluno se sinta motivado e incentivado desde cedo a empreender e desenvolver sua capacidade de gerar renda no sentido de sustentabilidade. Com ele, formam contempladas quase mil crianças de três escolas, muitas delas são da zona rural, outras de assentamentos e de escolas de vulnerabilidade social, como e o caso da escola Dom Edilberto Dinkelborg. Durante a realização do projeto percebemos que os alunos estiveram mais estimulados a produzir, o que impactou no melhoramento da leitura, na escrita e no poder de concentração”, destacou a Secretária Tiana Tapety.

Segundo a professora Carlane Leal, para o projeto foram selecionadas três escolas da rede municipal de ensino: Juarez Tapety, Visconde da Parnaíba e Dom Edilberto Dinkelborg.  As turmas das escolas foram divididas em subtemas, tendo as potencialidades da região como referência, para desenvolver a feira.

Desta forma, o primeiro ano trabalhou as ervas aromáticas, o segundo ano os temperos naturais, o terceiro ano levou à praça os brinquedos ecológicos, o quarto ano expôs uma locadora de vídeos, o quinto ano ficou com doces e sabores, os alunos do sexto ano chamaram atenção para reciclagem com o eco papelaria, o sétimo ano mostrou a importância do artesanato sustentável , já o  oitavo ano trabalhou com a ideia do empreendedorismo social  e o nono ano mostrou a proposta de novas ideias, grandes negócios.

Antes da realização da Feira, foi realizada uma simulação do evento em cada escola, para que se pudesse avaliar os estudos e as produções antes de serem levados para a praça. Todo o dinheiro arrecado pelos alunos durante o evento será revestido para a realização das confraternizações de fim de ano de cada escola.

Junto à Feira do JEPP, foi realizada a feira dos produtores de artesanatos do município, orientados pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, que organiza o I Fórum Econômico do Vale do Canindé.

Durante o evento, o Prefeito Lukano Sá visitou os stands, onde interagiu com os alunos no sentido de avaliar a satisfação dos discentes diante a realização do projeto. Para o Prefeito, este tipo de projeto da oportunidade para as novas gerações de terem foco na produção e exceptivas de um futuro melhor.

A gestão do Prefeito Lukano Sá vem apostando no empreendedorismo como mecanismo de propor aos oeirenses novas vias de sustentabilidade, e para tanto essa proposta está sendo levada aos mais variados seguimentos sociais, até mesmo as crianças já passam a ser inseridas nesta nova proposta social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES