Reunião em Tanque do Piauí discute criação de Reserva Extrativa

Reunião em Tanque do Piauí discute criação de Reserva Extrativa

Reunião vai deliberar sobre criação de reserva | Emanuel Vital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais uma reunião está agendada para o dia 29 próximo, ainda sem local definido, para tratar da criação da Reserva Extrativista da Chapada Grande, que envolve os municípios de Várzea Grande, Oeiras, Regeneração, Francinópolis e Santa Rosa.

O encontro dever contar com a presença de comissões representativas de cada município envolvido. No último final de semana, representantes das entidades governamentais de âmbito municipal, estadual e federal e entidades não-governamentais estiveram reunidos na cidade de Tanque do Piauí para retomar os debates em torno da criação da Reserva Extrativista.

Entre as entidades responsáveis e organizadoras, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A questão em discussão no local são os efeitos nocivos do ritmo crescente de desmatamento, especialmente devido à plantação de eucalipto, que põe em risco a existência da fauna e flora, nascentes de riachos e rios, além da própria sobrevivência da população que ali mora há várias décadas. Foram os próprios moradores que iniciaram a mobilização acerca do debate, em 2006.

A preocupação é manter as famílias que vivem de agricultura familiar na área e preservar a faveira, que é a fonte de renda de cerca de 80% das famílias. É o que argumenta Francisca Lustosa, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tanque e uma das principais articuladoras do movimento. O prefeito de Tanque, Deodato Costa, também defende o projeto que, segundo ele, visa proteger a área de sustentabilidade extrativista dos moradores da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES