Segunda Semana do Bebê acontece em Oeiras

Segunda Semana do Bebê acontece em Oeiras

Mobilização social tem o apoio da UNICEF | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Oeiras realizou entre os dias 09 e 11 de dezembro as ações inerentes à II Semana do Bebê. Esta ação é uma mobilização social apoiada pela UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Na ocasião, a nutricionista Erica Moura fez um apanhado geral dos cuidados integrais à saúde da criança que vem sendo realizado no município.

Dentro da programação do evento ocorreram diversas atividades, dentre elas a Oficina de Massagem Terapêutica para mães e bebês, realizada pelas fisioterapeutas Lorena Moura e Valeria Soares. Ocorreu ainda o “mamaço”, ação realizada pelo fonoaudiólogo Gilson Miranda, no intuito de conscientizar para a importância do aleitamento sem preconceitos.

O evento contemplou ainda os participantes com rodas de conversa com temas diversificados. A psicóloga Aline Martins trabalhou em sua fala sobre a identificação de sinais de violência na primeira infância, tema bastante pertinente nos dias atuais, enquanto a assistente social Adriele Fontes falou sobre os direitos da gestante. Para as futuras mães presentes foi um momento de troca de informações e de aquisição de conhecimento para serem colocados em prática no dia-a-dia.

Na última parte do evento as atividades ficaram concentradas na Creche Mãe Tança, localizada no bairro Várzea. Dentre as ações desenvolvidas estiveram a de puericultura compartilhada (atualização do calendário vacinal, suplementação de vitamina A e sufato ferroso e a avaliação da curva de crescimento). Ocorreu ainda momento de educação sobre saúde bucal e aplicação de flúor e uma das atividades mais importantes foi a oficina sobre alimentação saudável para mães das crianças da referida creche.

Segundo a enfermeira Alexandra Fontes, uma das organizadoras do evento, essa mobilização social é fundamental par sensibilizar a população quanto à importância do cuidado com os bebês, além de garantir que as crianças tenham seus direitos assegurados, não só na Semana do Bebê, mas por todo o sempre.

“A Semana do Bebê representa um momento importante para que os municípios possam discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças e aos adolescentes o direito a uma vida saudável. Com o evento, municípios têm a oportunidade de trabalhar em rede e criar um novo olhar em relação ao recém-nascido. A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho”, pontuou Alexandra Fontes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES