TCEs querem levar modelo da educação municipal de Oeiras para todo o país

Após visita, conselheiros dos TCEs querem levar boas práticas da educação municipal de Oeiras para todo o Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As boas práticas e o modelo de efetividade e qualidade na educação pública municipal motivou a visita dos auditores fiscais e conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pará e Piauí a Oeiras, na última quarta-feira, 22.

Na oportunidade, eles estiveram em duas das 27 escolas da rede municipal de ensino – o Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Mãe Tança, que atente 342 crianças, a partir de um ano de idade, e a Escola Municipal Juarez Tapety, onde estudam, hoje, 938 alunos nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental.

O Piauí é primeiro estado do Nordeste a implantar o Gabinete de Articulação para a Efetividade de Política da Educação (Gaepe), uma instância de diálogo e cooperação entre o setor público e a sociedade civil em prol da educação pública, que conta com a participação de diversos entes, entre eles, o TCE-PI e o UNICEF. O objetivo é fomentar ações articuladas e pactuadas para a garantia do direito educacional, envolvendo a governança em decisões ágeis e eficazes no enfrentamento aos desafios da área. “Nosso objetivo é levar as boas práticas da educação de Oeiras para o Brasil, para que todo mundo saiba que é possível fazer uma educação pública e de qualidade”, defende Gilson Araújo, auditor fiscal e diretor de fiscalização de políticas públicas do TCE-PI.

Núcleos de Cultura reforçam saberes e transformam vidas

Em Oeiras, a arte educa, revela talentos e transforma vidas nas escolas municipais. Na visita técnica, os auditores fiscais e conselheiros dos Tribunais de Contas vivenciaram como a crença na alfabetização, leitura, cultura e arte pode ser revolucionária na garantia do direito de aprender das crianças e adolescentes oeirenses.

Com os Núcleos de Cultura, a rede municipal de ensino oferece aos estudantes aulas regulares de iniciação e formação artística e musical, fomentando a cultura e identidade local e democratizando o acesso ao conhecimento artístico gratuito e de qualidade dentro da escola pública, com reflexos diretos e retorno social para a comunidade.

Atualmente, são mais de 800 estudantes, participando de oficinas de canto, bandolim, violão, saxofone, flauta, percussão, capoeira, dança e manifestações do nosso folclore, em 16 escolas municipais, contribuindo para a preservação e renovação da produção cultural de Oeiras.

“A impressão que levo é enriquecedora, é possível perceber que aqui no município há um fortalecimento da gestão, tanto da Secretaria Municipal, como dos gestores escolares. Há um nível de profissionalização que busca sempre a excelência, que permitiu um desenvolvimento ao longo de 10 anos, elevando o IDEB e garantindo um espaço escolar inclusivo, de muito afeto e que oferta aos meninos e meninas de Oeiras uma perspectiva de futuro, que inspira todo o Brasil”, destaca a conselheira Adriana Oliveira, do TCE do Pará.

Iniciativas exemplares e excelência na educação

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Oeiras é reconhecida pelas iniciativas exemplares e excelência na execução das políticas educacionais. “Estamos vivenciando uma grande experiência no campo da educação pública. Visitamos duas escolas e o que vivemos foi um exemplo de educação pública eficiente, com muita qualidade e muita integração de equipe”, comenta o conselheiro Kennedy Barros.

“Vivemos a Oeiras por conta da notícia dos resultados exitosos que o município conseguiu obter, fruto de ações que foram realizadas na sua gestão. O que nós vivemos aqui foi o resultado de tudo isso que nos chegou de notícia e a coragem da gestão, que tomou a atitude para fazer essa transformação e esse reordenamento é digna de registro, porque enfrenta muitas resistências, mas tem o foco na educação efetivamente”, pontua Rodrigo Coelho, conselheiro do TCE do Espírito Santo e presidente do comitê técnico de educação do Instituto Rui Barbosa.

“Oeiras está aqui dando o bom exemplo de educação e mostrando, de fato, o que fazemos no dia a dia. Acredito que a visita tenha sido de suma importância para que todos possam entender que com investimento eficiente é possível fazer educação de qualidade”, ressalta o prefeito José Raimundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES