Umidade do ar cai na região Sul e pode adoecer crianças em Oeiras

Umidade do ar cai na região Sul e pode adoecer crianças em Oeiras

Umidade do ar cai e pode adoecer crianças | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante esta semana, a umidade relativa do ar deverá ficar abaixo dos 30% em municípios como Oeiras por exemplo. Segundo a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Ribeiro Feitosa, os reflexos de uma intensa massa de ar seca são verificados principalmente na região Sul, aonde a umidade relativa do ar vem registrando baixos valores.

Um extenso centro de altas pressões está atuando sobre grande parte da América do Sul, inclusive o Brasil, forçando o movimento subsidiente de ar, o que inibe a formação de nuvens e torna o ar seco.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a umidade fica entre 20% e 30%, o local é considerado em estado de atenção. Se baixa para o patamar entre 13% e 20%, há estado de alerta. A região entra em emergência quando o índice fica abaixo dos 12%.

A baixa umidade do ar faz com que as crianças fiquem mais suscetíveis às doenças típicas desta época do ano, como inflamações nas vias aéreas superiores, sinusite, amigdalite, otites e rinites, além de gripe e asma.

O clima deixa a pele mais seca e também aumenta o risco de conjuntivite, pois retira a umidade dos olhos. Além disso, pode provocar irritação pela poluição e aumentar diversos tipos de infecções, em especial as respiratórias. Caso a baixa umidade persista pelo tempo de um mês, por exemplo, ocorre um aumento de uma secreção mais espessa e, com isso, principalmente em crianças e idosos, há maior incidência de doenças respiratórias mais graves.

CUIDADOS

Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos de pessoas. A população deve ingerir bastante líquido.

Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Dormir em local arejado e umedecido ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES