Abertura do ArtTRON reúne estudantes e amantes da robótica

Abertura do ArtTRON reúne estudantes e amantes da robótica

Abertura ArtTRON | Daniel Santos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizada na noite desta sexta-feira (26/08) no auditório do Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a abertura do ArtTRON, evento voltado para a integração da tecnologia, arte e cultura.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a vice-reitora da Universidade Federal do Piauí, professora Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; a coordenadora do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Karla Giovanny Moura Barbosa; o coordenador do Laboratório de Neurofísica – LANF da UFPI de Parnaíba, professor dr. Gildário Dias Lima; o conselheiro do Pólo Tecnológico de Parnaíba, empresário Raphael Prado Araújo; a empresária Neusa Camilla Gonçalves Diniz, da Escola OBJETIVO KID’S; e a representante da Secretaria de Educação de Parnaíba, Ana Cristina.

De acordo com o professor da UFPI Gildário Dias Lima, coordenador geral do ArtTRON, o evento objetiva a promoção de um modelo de educação e geração de habilidades sociais, desenvolvendo assim uma forma harmônica de aprender e a lidar com os resultados da tecnologia.

“No evento, além de uma programação artística cultural e palestras sobre tecnologia, também será realizada a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2016 que este ano será aqui em Parnaíba. Esta será a primeira edição do evento e também a primeira vez que a etapa estadual da OBR ocorre fora da capital”, comemorou Gildário Lima, conselheiro fundador do polo tecnógico de Parnaíba, instalado no Dunnas Shopping. 

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Governo Federal, que se utiliza da temática da robótica, para estimular os estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico as carreiras científico-tecnológicas. É gerida e organizada, voluntariamente, por professores e pesquisadores da área de Robótica de renomadas Universidades Brasileiras que formam, atualmente, o Conselho Superior da OBR.

“A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica, quanto ao público de escolas que já tem contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática”, afirmou a coordenadora do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Karla Giovanny Moura Barbosa.

A vice-reitora da UFPI, professora Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, parabenizou a organização do evento, os estudantes pela participação e aos pais pelo incentivo dado aos filhos. Ela destacou a evolução de Parnaíba no desenvolvimento de soluções voltadas para a tecnologia.

“Parnaíba mais uma vez sai na frente. Durante o ArtTRON teremos a oportunidade de conferir de perto a capacidade da Tecnologia da Informação na solução de problemas, que em alguns casos são considerados irreversíveis. A partir de agora, o Restaurante Universitário – R.U. daqui, por exemplo, disponibilizará através do LANF uma carteirinha para cada aluno visando evitar que pessoas estranhas venham a atrapalhar nas refeições. Uma espécie de ponto eletrônico”, destacou a Dra. Nadir Nogueira.

O sistema comentado pela vice-reitora será apresentado no ArtTRON em caráter experimental. A meta, segundo os desenvolvedores, é propiciar que o aluno possa comprar créditos e com isso realizar compras nos estabelecimentos internos do campus. Além disso, há a expectativa para que a mesma carteira seja utilizada futuramente para o transporte coletivo de Parnaíba.

A abertura ainda contou com a palestra intitulada “Divulgação Científica e o Física em Cenas”, proferida pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Vitor de Oliveira Moraes Lara. A programação do ArtTRON segue durante todo o sábado (27/08) e domingo (28).

ARTE

Paralelo ao ArtTRON, estão sendo realizadas duas exposições individuais com os artistas Mauricio Pokemon e Braga Tepi e uma exposição coletiva com artistas residentes em Parnaíba. As expografias mergulham na temática do ARTTRON, tocando no que diz respeito as relações da arte e da Tecnologia como conteúdo potente de investigação, produção e conflito. 

Toda a parte artística do evento está sendo coordenada pela professora de artes Marina Medeiros, do campus de Cocal da Estação do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Por Kairo Amaral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES