Campeão mundial de jiu-jítsu é recebido com festa em Parnaíba

Campeão mundial de jiu-jítsu é recebido com festa em Parnaíba

Atleta sendo homenageado em Parnaíba. | Kairo Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lutador Lucas Gualberto Gomes do Nascimento, de apenas 17 anos de idade, foi recebido na manhã desta quinta-feira (04/06) com muita festa em Parnaíba, litoral do Piauí. Ele se tornou no último final de semana campeão mundial de jiu-jítsu na categoria juvenil faixa azul. A competição foi realizada na Califórnia, nos Estados Unidos.

O parnaibano conquistou a medalha de ouro, após vencer atletas do Brasil, Canadá e Angola. Lucas teve a viagem e hospedagem financiada pela Prefeitura, através do projeto Talento Esportivo, aprovado na Lei Orçamentária Anual de 2015. Engana-se quem pensa que o primeiro desafio do adolescente foi à luta. Ele teve que viajar sozinho para o exterior.

“A Prefeitura sempre tem feito esse trabalho de ajuda aos atletas de maiores destaques. Não tenho como agradecer a eles pelo apoio e oportunidade. Foi muito difícil lutar sem o meu mestre, pois já estou acostumado com a presença dele. Felizmente me preparei bastante e deu tudo certo. Esse título representa muita coisa pra mim. Pois mostrei para o mundo que o meu povo pode conseguir tudo que quiser, basta ter foco. No entanto, ainda tenho muito que aprender”, afirmou Lucas Gualberto.

O campeão mundial foi recebido no gabinete do prefeito de Parnaíba, Florentino Veras Neto, onde foi saudado e homenageado por vereadores do município, amigos e familiares. O adolescente já foi bicampeão brasileiro, campeão sul-americano e conquistou por 16 vezes o campeonato piauiense desta arte marcial. Presente durante as homenagens, o treinador do atleta até que tentou esconder a fórmula do sucesso, mas revelou o grande segredo de Lucas.

“O segredo do Lucas sempre foi a dedicação. É um garoto muito focado nos treinos e nos ensinamentos repassados por mim e pelo nosso mestre Heleno Maia. Ele é referência como atleta, como aluno e cidadão. Não é à toa que está conquistando tudo isso. Ele é um verdadeiro exemplo. Com essa dedicação, todos já sabem o futuro brilhante que este garoto tem pela frente”, ponderou o treinador, Werverton Baboo.

Lucas Gualberto luta jiu-jítsu desde criança no projeto “Lutando Pelo Futuro”, que é responsável desde 2006 por retirar vários jovens de Parnaíba e região do mundo da criminalidade. É o que confirma o mestre do campeão e também secretário de esportes e lazer do município, Heleno Maia.

“Quando a gente ver o resultado esportivo, acabamos esquecendo que a finalidade maior do Lutando Pelo Futuro é a inserção social, retirar a juventude das drogas e repassar uma mensagem para que esses jovens se dediquem mais aos estudos. E o Lucas é um grande exemplo disso. A cada ano do projeto temos uma meta mais ambiciosa. Quero deixar registrado que o Lucas é a grande estrela. Mas não existe campeão sem equipe, sem o suporte da família e sem um apoio como este da prefeitura”, afirmou Heleno de Souza Maia.

A cidade recebeu o atleta em festa com uma grande carreata pelas principais ruas de Parnaíba. O atleta foi colocado, juntamente com sua equipe e familiares, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros. Na oportunidade, o prefeito de Parnaíba anunciou que no próximo campeonato mundial, outros atletas parnaibanos serão enviados para o exterior.

Por Kairo Amaral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES