Milhares de parnaibanos participam das procissões de São Francisco

Milhares de parnaibanos participam das procissões de São Francisco

são francisco | Kairo Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 4 de outubro é celebrado em todo o Brasil como dia de São Francisco. Em Parnaíba, litoral do Piauí, é feriado municipal por força de lei. A devoção dos parnaibanos para com o santo católico é tão grande que duas igrejas realizam festejos anualmente e simultaneamente. E em 2017 não foi diferente: milhares de fiéis lotaram ruas e avenidas da cidade cantando e rezando.

Na paróquia de São Francisco da Guarita a procissão seguiu pelas principais ruas dos bairros Nova Parnaíba e Bebedouro. Já na igreja de São Sebastião, a multidão acompanhou a imagem do santo pelas ruas do bairro Campos. Segundo o frei Roberiodo, as duas festas são realizadas na cidade há mais de cinquenta anos.

“Em 1946 a igreja de São Sebastião passou a sediar o convento dos frades capuchinhos. Desde então, as festividades em alusão a São Francisco se iniciaram por aqui também. Com a ajuda do povo de Deus essa festa foi crescendo a cada ano e hoje em dia o que temos é um grande encontro que a nível de nordeste só fica atrás de Canindé, no Ceará”, disse o frei em entrevista a uma emissora de televisão.

O turismo religioso no dia de São Francisco também é muito forte em Parnaíba. Centenas de pessoas dos estados do Ceará e do Maranhão se deslocam para a cidade e acompanham os festejos, assim como os fiéis de cidades vizinhas no Piauí.

São Francisco da Guarita:

São Sebastião: 

Por Kairo Amaral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES