“Operação Arcanus” da PF cumpre mandado de busca e apreensão em Parnaíba

“Operação Arcanus” da PF cumpre mandado de busca e apreensão em Parnaíba

Um casal chegou a ser detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Visando desarticular um esquema de facilitação irregular no desembaraço imigratório e sanitário e nos procedimentos do tráfego marítimo, a Polícia Federal deflagrou nessa quarta-feira (20/05) no Estado do Rio de Janeiro a “operação Arcanus”. As ações da PF também se voltaram para Parnaíba, no litoral do Piauí, onde um mandado de busca e apreensão foi cumprido.

De acordo com informações repassadas ao MeioNorte.com, um casal chegou a ser detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Parnaíba, localizada na Avenida São Sebastião. Os dois foram ouvidos e seguem a disposição das investigações. Os nomes e a acusação dos investigados não foram revelados. O local onde o mandado de busca e apreensão foi cumprido também não foi relevado.

A Operação Arcanus envolveu a participação de cerca de 300 policiais federais e contou com o apoio da Marinha do Brasil. A ação está concentrada no Rio de Janeiro (capital), onde os policiais federais cumprem oito mandados de prisão temporária, 33 de condução coercitiva e 37 de busca e apreensão.

Nesta operação, a Polícia Federal também atua em Niterói-RJ, São Gonçalo-RJ, no Grande Rio, em São João de Meriti-RJ e na Baixada Fluminense. Segundo informações da PF, o esquema funcionava a partir dos funcionários da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que emitiam um Certificado de Controle Sanitário de Bordo para as embarcações, sem efetivamente inspecioná-los. Os policiais federais envolvidos deixavam de adotar o procedimento imigratório regular.

Por Kairo Amaral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES