Parnaibano vence campeonato mundial de jiu-jítsu realizado nos EUA

Parnaibano vence campeonato mundial de jiu-jítsu realizado nos EUA

Parnaibano subiu no local mais alto do pódio. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O parnaibano Lucas Gualberto Gomes do Nascimento, de apenas 17 anos de idade, já colocou seu nome na história do jiu-jítsu piauiense e brasileiro. Mesmo tão novo, o adolescente já foi campeão brasileiro e sul-americano desta arte marcial. E como se não bastasse, o atleta se tornou na noite deste sábado (30/05), campeão mundial na categoria juvenil II meio-pesado da faixa azul, e é o primeiro lutador do Piauí a conseguir este feito. A competição foi realizada na Califórnia, nos Estados Unidos.

A conquista do parnaibano se deu após três lutas no campeonato, tornando-se campeão após finalizar um atleta da Angola na última disputa que durou cerca de quatro minutos. Pertencente à equipe “Heleno Maia Jiu-jítsu” de Parnaíba, Lucas Gualberto possui seis anos de experiência e é fruto do projeto “Lutando pelo Futuro” da Prefeitura Municipal de Parnaíba.

Segundo o treinador do novo campeão mundial, Lucas teve a viagem e hospedagem financiada pela Prefeitura através do projeto Talento Esportivo, aprovado na Lei Orçamentária Anual 2015. Ele ressalta que o adolescente teve que viajar sozinho para o exterior, contando somente com seu talento e dedicação.

“O Lucas é referência como atleta, como aluno e cidadão. Não é à toa que está conquistando tudo isso. Ele é um verdadeiro exemplo. No momento da vitória, todos nós choramos de emoção. Foi o nosso primeiro atleta a lutar um mundial e já foi campeão, e isso é uma satisfação muito grande para a nossa equipe. Com essa dedicação, todos já sabem o futuro brilhante que este garoto tem pela frente”, afirmou o treinador do atleta campeão, Werverton Baboo.

No momento da grande luta, familiares, amigos e colegas de academia se reuniram na residência do parnaibano para prestigiar a vitória. Emocionado com a conquista do filho, Marciano Gualberto Andrade Nascimento frisou que a base familiar foi um ponto preponderante para o crescimento do jovem. O pai de Lucas relembra momentos difíceis da curta carreira do menino.

“Só a gente sabe o quanto foi difícil ele chegar lá, devido à situação financeira. Para conseguirmos os patrocínios foi muito complicado. Mas o sentimento que fica é de sonho realizado e de alegria. E tudo isso é muito gratificante pra mim como pai. O Lucas vem de uma trajetória brilhante. Ele foi campeão sul-americano, brasileiro e agora mundial. Ele é o nosso orgulho”, ponderou o pai do adolescente emocionado com a conquista.

Fundado em 2006, o “Lutando pelo Futuro” é um projeto que revolucionou a vida de muitos jovens parnaibanos que puderam ser retirados do mundo da criminalidade e das drogas. Chefiado pelo mestre Heleno Maia, o projeto já atendeu milhares de jovens e conquistou os lugares mais altos de vários campeonatos no Brasil.

“Fica um sentimento de dever cumprido. Na minha análise, o professor é responsável somente por 30%, os outros 70% fica com o atleta no treinamento, na preparação física, na técnica e no momento do campeonato. Em verdade, o grande herói nesta história é o Lucas. E os grandes campeões são os meninos que treinam com ele. Tudo que ele já conquistou, só foi coroado com este campeonato mundial”, disse Heleno de Souza Maia, mestre de jiu-jítsu, que é também Secretário de Esportes e Lazer de Parnaíba.

Por Kairo Amaral



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES