Pesquisa deve confirmar maior cajueiro do mundo no Piauí

Pesquisa deve confirmar maior cajueiro do mundo no Piauí

Cajueiro Rei | Kairo Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As discussões que envolvem os estados do Piauí e Rio Grande do Norte, em torno do maior cajueiro do mundo, podem estar perto do fim. Isto porque a cidade de Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, deve mesmo receber o título de dona do “Cajueiro Rei”. A árvore existente no município tem uma área total de 8.810 metros quadrados de extensão.

Visando reconhecer o recorde de uma vez por todas, a Secretaria de Estado do Turismo encabeçou a luta em prol ao cajueiro existente no Piauí. Esta semana, a SETUR participou de reunião na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Parnaíba, afim de tratar do tema. Por meio do curso de Engenharia Agronômica, o cajueiro receberá agora uma série de estudos.

O secretário de Turismo, Flávio Nogueira, designou o vereador de Parnaíba, André Neves, como seu representante direto para o reconhecimento do “Cajueiro Rei”. A diretora da UESPI, Rosineide Candeira, os professores Fernando Araújo, Valdinar Bezerra e Frank da Costa, além da prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Ribeiro, também estão envolvidos no processo.

“Precisamos ressaltar a participação dos alunos de agronomia nas pesquisas para comprovação de que nosso cajueiro é de fato o maior do mundo. Este tema é sem dúvida da maior importância, sobretudo para fomentar o turismo no litoral do Piauí, servindo como base para investimentos futuros que serão feitos pela SETUR”, disse o vereador André Neves.

Uma primeira visita técnica já foi realizada logo após a reunião. O grande objetivo agora é comprovar, através de medições, que a planta encravada em solo piauiense é originária de apenas uma matriz. “Os agrônomos e estudantes da UESPI estão confiantes que esta confirmação deve sair, após um amplo trabalho de pesquisa”, finalizou André Neves.

Por Daniel Saturnino / Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES