Reunião define detalhes da propaganda eleitoral no rádio e TV

Reunião define detalhes da propaganda eleitoral no rádio e TV

Reunião define detalhes da propaganda eleitoral no rádio e TV | João Júnior
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Organizar o recebimento dos programas eleitorais das coligações nas emissoras de rádio e televisão em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí. Este foi o principal objetivo da reunião realizada na manhã desta quinta-feira (18/08) na Justiça Eleitoral parnaibana.

Segundo a Juíza da 4ª Zona Eleitoral e responsável pela fiscalização da propaganda, a principal mudança neste pleito foi a diminuição do tempo.

“A propaganda geral que era de 90 dias, agora só será de 45. A propaganda no rádio e televisão será apenas de 35 dias. Além disso, houve algumas mudanças significativas em relação à propaganda eleitoral como um todo. Não pode mais cartazes, cavaletes, outdoors, dentre outras coisas. A mudança objetivou diminuir a poluição visual durante o período”, explicou a Juíza da 4ª Zona Eleitoral, Zelvânia Márcia Batista Barbosa.

Participaram do encontro, representantes de partidos e coligações, além de diretores das televisões e rádios legalizadas de Parnaíba. Na eleição de 2016, o promotor Antenor Filgueiras ficará responsável pelos trabalhos na quarta zona. Ele alerta que se necessário acionará até as forças do exército para manter a segurança do pleito.

“A nossa ideia é fazer uma eleição na mais perfeita ordem. Mas se existirem exageros estaremos prontos para rebater, inclusive com a utilização da força do Exército Brasileiro. Pode ser o candidato e o partido que for. Eu não tenho rabo preso com ninguém, só com a minha consciência e com Deus”, ponderou o promotor eleitoral de Parnaíba, Antenor Filgueiras.

A partir do dia 26 de agosto, as emissoras de rádio e televisão deverão transmitir a propaganda eleitoral gratuita para candidatos a prefeito e vereador. O período da propaganda neste ano foi reduzido de 45 para 35 dias. Portanto, o último dia de propaganda no primeiro turno será 29 de setembro, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.457. A divisão do tempo deverá obedecer a proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador.

Horários

Os canais de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, pois a Lei 13.165 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador.

No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h.

Por Kairo Amaral – Direto de Parnaíba



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES